Nanjing – A capacidade instalada cumulativa de energia renovável da China atingiu 1,32 bilhão de quilowatts no primeiro semestre deste ano, ultrapassando pela primeira vez a eletricidade a carvão, de acordo com a Administração Nacional de Energia.
Ao longo da última década, a China melhorou continuamente a sua estrutura de consumo de energia e elevou a eficiência energética. A participação do consumo de energia não fóssil do país aumentou de 9,7% em 2012 para 17,5% em 2022, disse Zhang Jianhua, chefe da administração, no Fórum Internacional sobre Transição Energética de 2023, realizado em Suzhou, Província de Jiangsu, leste da China, de terça a quinta-feira.
A China construiu os maiores sistemas do mundo tanto para o fornecimento de electricidade como para a geração de eletricidade limpa, e manteve a posição de liderança mundial durante muitos anos em termos da escala de energia hidroelétrica, eletricidade eólica, eletricidade fotovoltaica, geração de eletricidade de biomassa e eletricidade nuclear em construção.
O fórum é organizado conjuntamente pela administração, pelo governo popular da Província de Jiangsu e pela Agência Internacional de Energia Renovável. O evento reuniu mais de 2 mil participantes, incluindo funcionários governamentais, membros da indústria e líderes empresariais nacionais e estrangeiros, para elaborar sobre a transição energética global e o desenvolvimento sustentável.
(250920) -- CHONGQING, Sept. 20, 2025 (Xinhua) -- A drone photo shows new energy vehicles at the Seres Super Factory in Liangjiang New Area, southwest China's Chongqing, Sept. 19, 2025. As a major automotive manufacturing hub, Chongqing produced 1.659 million units in the first eight months of the year, up 7.6 percent year on year, while new energy vehicles (NEVs) production surged 31 percent to 690,000 units during the period. (Xinhua/Wang Quanchao)