Beijing – A capacidade de energia renovável da China ultrapassou a energia térmica pela primeira vez, constituindo mais da metade da capacidade instalada de geração de energia do país, mostraram dados oficiais.
A capacidade instalada de geração de energia renovável, que inclui energia eólica, solar, hidrelétrica e de biomassa, totalizou 1,45 bilhão de quilowatts até agora este ano, informou a Administração Nacional de Energia.
A capacidade total de geração de energia do país atingiu cerca de 2,9 bilhões de quilowatts, um aumento anual de 12,9%.
Em meio aos esforços do país para acelerar o desenvolvimento da energia eólica e solar, a capacidade combinada de geração dessas duas fontes superou um bilhão de quilowatts, mantendo uma participação importante na capacidade de geração energética recém-instalada do país, de acordo com a administração.
Segundo os dados, a energia renovável fornece atualmente cerca de um terço do consumo total de energia do país, com a energia eólica e a energia solar juntas representando mais de 15% do uso total de energia.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)