O Brasil deverá ter um escritório da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) em Dubai. O anúncio foi feito pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, durante o Invest in Brasil Forum, na cidade dos Emirados Árabes Unidos (EAU). O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, e o presidente da Embratur, Carlos Brito, responsáveis pelas tratativas para a instalação da representação da entidade, estavam presentes no evento.
O presidente Jair Bolsonaro destacou o potencial do Brasil para o turismo. “Temos áreas e belezas que, com todo o respeito, são inigualáveis. Tanto é que, por meio do ministro Gilson Machado, vamos abrir um escritório de turismo aqui em Dubai”, disse. “Nós queremos que os senhores conheçam o Brasil de fato, e uma viagem pela Amazônia é algo fantástico”, concluiu.
O ministro Gilson Machado Neto explicou que o interesse dos árabes pelo Brasil é crescente e frisou que essa parceira entre os países tem um futuro muito promissor. “Os Emirados Árabes Unidos são um grande mercado, e temos certeza de que iremos levar muitos turistas para conhecer o Brasil e sua natureza exuberante, além da nossa cultura e da hospitalidade do nosso povo”, declarou.
Em sua palestra no fórum, Machado Neto apontou as ações que o governo federal tem adotado para estruturar o setor de turismo no Brasil, como obras, restaurações, concessões e campanhas de divulgação. “Nosso país tem todas as condições de ser protagonista do turismo mundial e atrair visitantes de todas as partes do planeta, como os emiratis. Nada se compara ao nosso país”, disse.
O diretor do Grupo Al Rais, Mohamed Jassim Al Rais, ressaltou a importância de o Brasil ter representatividade nos EAU. “O Brasil é um destino muito grande e tem muitas coisas para oferecer: mar, montanhas, florestas, comida. Mas não tem muitas pessoas de fora que conhecem isso”, comentou. “Ter um escritório vai fazer esses estrangeiros entenderem, conhecerem e promoverem mais o destino”, completou.
(240607) -- BEIJING, June 7, 2024 (Xinhua) -- Tourists ride horses in Habahe County of Altay, northwest China's Xinjiang Uygur Autonomous Region, June 4, 2024. According to the statistics of local authorities, Altay received 4.15 million tourist trips in May, which generated 3.65 billion yuan (about 504 million U.S. dollars) in tourism revenue, up 60.81 percent and 88.25 percent year-on-year respectively. (Xinhua/Aman)