O presidente Jair Bolsonaro (sem filiação partidária) participou da posse do novo presidente do Equador, Guillermo Lasso, nesta segunda-feira (24). Segundo imagens enviadas pela rede social do presidente, no aeroporto da capital Quito, ao chegar ao salão onde foi realizada a cerimônia oficial de despedida no país, o presidente não usou máscara protetora. Cercado por várias pessoas, todas usando máscaras, o presidente do Brasil disse: “Deixe-me colocar uma máscara e dar um mau exemplo aqui”.
A posse de Lasso fez com que houvesse um crescimento de posse de governantes conservadores de direita nas Américas. Com isso, Guillermo Lasso se iguala ao presidente da Colômbia, Iván Duque.
No dia anterior à visita do Equador, no dia 23 de maio, Jair Bolsonaro estava em meio a uma manifestação no Rio de Janeiro ao lado do ex-ministro da Saúde Pazuello, Tarcisio Gomes (ministro da Infraestrutura) e Feliciano, deputado do PSC. Em todos os momentos do movimento o presidente se manteve sem máscara.
Bolsonaro, em julho de 2020 vetou um projeto e que o Congresso Nacional aprovou que o uso de máscara seria obrigatório em locais públicos, por todo o Brasil, mas foi derrubado pelo Congresso e as regras foram decretadas. Em agosto também do ano passado, o presidente afirma que a máscara não tem “quase nenhuma” eficácia contra a disseminação do vírus.