Beijing – No terceiro ano desde o início da pandemia da COVID-19, 2022 viu a bilheteria chinesa se esforçando para enfrentar o impacto de surtos esporádicos e, no processo, conseguiu gerar uma receita total de 30 bilhões de yuans (US$ 4,31 bilhões) para o ano.
Embora muito menos do que os 47 bilhões de yuans do ano passado, a quantia ainda mostra os avanços feitos pelos filmes nacionais em termos de melhoria de qualidade e diversificação de gênero em 2022 — tudo isso apesar do impacto da pandemia, disseram observadores da indústria.
Os títulos nacionais lideram a tabela anual de bilheteria, de acordo com o rastreador de bilheteria Maoyan e outras plataformas.
Semelhante aos dois anos anteriores, os três filmes de maior bilheteria exibidos na China em 2022 são todos filmes nacionais. Além disso, os filmes chineses respondem por oito dos 10 maiores ganhadores na bilheteria chinesa em 2022.
O sucesso nacional patriótico “A Batalha no Lago Changjin II” é o maior ganhador do ano, arrecadando 4,07 bilhões de yuans.
Essa conquista, além de uma receita impressionante de 5,77 bilhões de yuans do blockbuster de guerra de 2021 “A Batalha no Lago Changjin”, fez com que os filmes de “Changjin” se tornassem a série de filmes de maior bilheteria da China, substituindo os filmes de comédia “Detetive Chinatown”.
(250920) -- CHONGQING, Sept. 20, 2025 (Xinhua) -- A drone photo shows new energy vehicles at the Seres Super Factory in Liangjiang New Area, southwest China's Chongqing, Sept. 19, 2025. As a major automotive manufacturing hub, Chongqing produced 1.659 million units in the first eight months of the year, up 7.6 percent year on year, while new energy vehicles (NEVs) production surged 31 percent to 690,000 units during the period. (Xinhua/Wang Quanchao)