Washington – O presidente Joe Biden pretende nomear Nicholas Burns, professor de Harvard e diplomata veterano, para servir como embaixador dos EUA na China, anunciou a Casa Branca nesta sexta-feira.
Burns, 65 anos, atualmente é professor de relações internacionais da Kennedy School of Government, da Universidade de Harvard.
Anteriormente, ele ocupou cargos importantes nas administrações democrata e republicana em seus 27 anos de serviço governamental e terminou sua carreira servindo como subsecretário de Estado para Assuntos Políticos de 2005 a 2008, o terceiro oficial no ranking do Departamento de Estado.
Ele foi embaixador dos EUA na OTAN de 2001 a 2005 e antes disso serviu como porta-voz do Departamento de Estado e embaixador na Grécia. Ele também trabalhou para o Conselho de Segurança Nacional na Casa Branca sob os então presidentes George H.W. Bush e Bill Clinton, segundo o Departamento de Estado.
Biden também nomeou Rahm Emanuel, ex-prefeito de Chicago e chefe de gabinete da Casa Branca do ex-presidente Barack Obama, como embaixador no Japão.
Ambas as nomeações requerem confirmação do Senado.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)