Por: Múcio Aguiar e Marília Falcão Correio de Pernambuco
Considerado uma das sete maravilhas de Pernambuco (Brasil), o Parque Nacional do Catimbau, mais conhecido como Vale do Catimbau, foi criado em 13 de dezembro de 2002, contemplando os municípios de Buíque, Ibimirim, Sertânia e Tupanatinga, entre o Agreste e o Sertão pernambucano, contando com mais de 62 mil hectares.
Conhecido por suas belezas naturais inesquecíveis, mostrando a biodiversidade e o rico patrimônio histórico-cultural o Vale do Catimbau conta com diversas trilhas, rochas e cavernas que chamam a atenção dos turistas, além de possuir sítios arqueológicos com pinturas rupestres com cerca de 6 mil anos de idade. Reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Parque abriga os mais importantes conjuntos de pintura rupestre do Estado.
Com o objetivo de preservar o ecossistema natural da região, podendo dessa forma contribuir com a realização de pesquisas na área científica, o Parque Nacional do Catimbau também possibilita atividades voltadas para a educação ambiental, além de trazer a ideia de um turismo ecológico. Sua área constitui o passado dessa região, ressaltando paisagens da vegetação de Caatinga.
Para chegar ao Vale do Catimbau não é difícil e há algumas opções. Pode-se pegar um ônibus pela rodoviária do Recife ou viajar de carro seguindo a BR-232. Do Recife até o Parque Nacional em um carro, são em média de 4 a 5 horas de viagem. Além dessas duas opções, o turista pode optar por contratar uma empresa que percorra todo o trajeto, podendo assim desfrutar das paisagens com mais tranquilidade.
Sendo entendida como uma área de extrema importância biológica e tendo em vista a necessidade de explorar esse local tão rico, as trilhas passaram a ser indispensáveis. O ambiente conta com caminhadas por diversas trilhas, como por exemplo a Trilha da Igrejinha, Trilha do Santuário, Trilha das Amburanas, Trilha do Cânion, Trilha do Homem sem Cabeça, juntamente com o Chapadão e Trilha do Veado. Essas podem se estender de acordo com a opção, tendo entre 41 minutos a 2 horas caminhada.
Para que a experiência seja completa, o Parque Nacional do Catimbau conta com um serviço de guia, que custa R$ 150,00 também há um custo adicional de R$ 2,00 por pessoa a cada trilha. Segundo informações do Parque, esse custo é repassado para o dono da propriedade, por serem áreas ainda particulares e sem indenização. Pensando trazer ainda mais conforto aos turistas, em algumas localidades há a possibilidade de hospedagem em pousadas, como a Pousada Santos, localizada m Buíque, Pousada Vale do Catimbau e a Pousada Maria Vitória, localizadas na Vila do Catimbau. Para além das pousadas, o Vale do Catimbau também se dispõe de lojas de artesanato ilustrado com pinturas rupestres.
Devido à pandemia do novo coronavírus que se alastrou em todo o mundo, o Parque Nacional do Catimbau havia parado suas atividades de visita pública, retornando apenas após o decreto de agosto de 2020. Com a reabertura gradual, o protocolo de orientação de segurança se faz imprescindível. As trilhas passam a ser permitidas com até 10 pessoas, exigindo acompanhamento de um guia turístico, o uso obrigatório da máscara durante o período em que estiver no interior do parque, a utilização do álcool em gel e a higienização pessoal dos equipamentos também são fatores primordiais para a prevenção, além de ressaltar a importância o distanciamento social e evitar aglomerações. Esse protocolo possui as obrigatoriedades tendo em vista às medidas de prevenção à Covid-19 recomendadas aos turistas que pensam em visitar o local.
SERVIÇO:
COMO CHEGAR
Pode-se pegar um ônibus pela rodoviária do Recife ou viajar de carro seguindo a BR-232. Do Recife até o Parque Nacional em um carro, são em média de 4 a 5 horas de viagem. Além dessas duas opções, o turista pode optar por contratar uma empresa que percorra todo o trajeto, podendo assim desfrutar das paisagens com mais tranquilidade.
ONDE SE HOSPEDAR
Além das pousadas citadas anteriormente, em Arcoverde, a alguns quilômetros de distancia de Buíque também tem um hotel que é muito conhecido da região, o Hotel Cruzeiro, onde geralmente muitos turistas costumam se acomodar. Outros que também podem ser uma boa opção na área é o Arcoverde Palace Hotel e Hotel Olho D’Àgua dos Bredos.
(240607) -- BEIJING, June 7, 2024 (Xinhua) -- Tourists ride horses in Habahe County of Altay, northwest China's Xinjiang Uygur Autonomous Region, June 4, 2024. According to the statistics of local authorities, Altay received 4.15 million tourist trips in May, which generated 3.65 billion yuan (about 504 million U.S. dollars) in tourism revenue, up 60.81 percent and 88.25 percent year-on-year respectively. (Xinhua/Aman)