Beijing – Uma aliança global de mais de 40 cidades foi lançada em Beijing nesta quarta-feira como parte dos esforços para melhorar a cooperação multilateral na economia digital.
A Aliança Global de Cidades da Economia Digital foi iniciada por Beijing, juntamente com cidades parceiras na Europa, América do Norte, Ásia-Pacífico, Oriente Médio e América Latina, durante a Conferência Global de Economia Digital 2025, que começou no mesmo dia.
A aliança visa institucionalizar a colaboração multilateral para além de projetos bilaterais, com foco em questões-chave como infraestrutura digital, governança de dados transfronteiriça, ética em IA e aplicações para cidades inteligentes.
A iniciativa segue o lançamento da Iniciativa de Cooperação de Cidades Parceiras da Economia Digital Global de Beijing em 2023 e seus esforços conjuntos com cidades parceiras para adotar seis planos de ação para implementar a iniciativa em 2024. A aliança foi estabelecida este ano com o apoio de organismos internacionais, incluindo o Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa, a União Internacional de Telecomunicações e o Centro de Comércio Internacional.
Organizada pelo governo municipal de Beijing, a Administração do Ciberespaço da China, a Administração Nacional de Dados, a Agência de Notícias Xinhua e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, a conferência deste ano ocorrerá até 5 de julho e contará com uma cerimônia de abertura, seis fóruns principais e diversas sessões temáticas, com mais de 1.000 participantes.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)