Beijing – Um centro de inovação de robôs humanoides foi estabelecido na capital chinesa para acelerar o fornecimento de tecnologia e a industrialização de robôs humanoides.
A empresa do centro de inovação de robôs humanoides de Beijing, oficialmente registrada na Área de Desenvolvimento Econômico-Tecnológico de Beijing, foi construída em conjunto por empresas que fabricam robôs completos, componentes principais e grandes modelos de robôs.
O centro construirá plataformas originais de hardware e software e se concentrará na solução dos principais problemas que precisam ser resolvidos com urgência na indústria, como o sistema de controle de operação e o sistema operacional de código aberto.
“Beijing tem uma plataforma nacional de inspeção e teste de robôs e um comitê técnico nacional de padronização de robôs, e em breve criará o fundo de desenvolvimento da indústria de robôs de Beijing. Também está construindo um centro de processamento compartilhado que atende a processamento e fabricação de robôs”, disse Su Guobin, vice-chefe do Departamento Municipal de Economia e Tecnologia da Informação de Beijing.
A China se esforçará para estabelecer um sistema preliminar de inovação para robôs humanoides, contando com uma série de pequenas e médias empresas especializadas no mercado de robôs humanoides e com tecnologias de ponta, bem como duas a três empresas de robôs humanoides com influência global até 2025, de acordo com uma diretriz emitida pelo Ministério da Indústria e Informatização.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)