(240728) -- BEIJING, July 28, 2024 (Xinhua) -- This photo taken on May 31, 2024 shows a view of the Forbidden City in Beijing, capital of China. The United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) on Saturday announced the inclusion of the Beijing Central Axis: A Building Ensemble Exhibiting the Ideal Order of the Chinese Capital, into its world heritage list. (Xinhua/Chen Yehua)
Beijing – Beijing compartilhará suas melhores práticas no combate à poluição do ar com Bancoc, capital da Tailândia, conforme um memorando de entendimento recém-assinado entre as autoridades ambientais das duas cidades.
O Departamento Municipal de Ecologia e Meio Ambiente de Beijing e o Departamento de Meio Ambiente da Administração Metropolitana de Bancoc assinaram, por vídeo, o Memorando de Entendimento sobre Monitoramento e Gestão da Qualidade do Ar, sob o contexto de comemoração dos 50 anos das relações diplomáticas entre China e Tailândia.
O acordo, com duração de três anos, afirma que Beijing compartilhará suas melhores práticas com Bancoc na luta contra a poluição do ar, particularmente no monitoramento e redução dos poluentes PM2,5, que são partículas poluentes transportadas pelo ar com diâmetro de até 2,5 micrômetros, com as duas cidades conduzindo cooperação neste domínio.
Os esforços de cooperação garantirão com que Beijing facilite visitas mútuas, além de oferecer sessões de treinamento e apoiar Bancoc em seus projetos piloto.
Nos últimos anos, Beijing conseguiu melhorias significativas na qualidade do ar graças a iniciativas de controle da poluição.
Em 2024, a concentração média de PM2,5 em Beijing foi de 30,5 microgramas por metro cúbico, atendendo aos padrões nacionais pelo quarto ano consecutivo.
Em comparação com 2013, os níveis anuais de PM2,5, PM10, dióxido de nitrogênio e dióxido de enxofre em Beijing caíram 65,9%, 50%, 57,1% e 88,7%, respectivamente.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)