Shanghai – O Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS (NDB, em inglês) emitiu um título denominado em RMB no valor de 2 bilhões de yuans (US$ 310 milhões) no mercado de títulos interbancários da China, com vencimento de cinco anos, elevando o valor total em circulação de títulos em RMB emitidos pelo banco para 17 bilhões de yuans.
A receita líquida das vendas de títulos será usada para recursos corporativos gerais do NDB e será aproveitada para financiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável nos países membros do banco, segundo um comunicado de imprensa.
Leslie Maasdorp, vice-presidente e diretor financeiro do NDB, disse que o banco pretende se tornar um emissor regular nos mercados internacional e local de seus países membros para estabelecer um sólido histórico de crédito e garantir melhores oportunidades de liquidez e diversificação para os investidores.
Com sede em Shanghai, o NDB foi estabelecido pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O banco foi inaugurado formalmente em julho de 2015.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)