Londres – O Banco da China realizou na segunda-feira um roadshow em Londres para promover o uso global do renminbi (RMB), enquanto autoridades, financiadores e formuladores de políticas da China e do Reino Unido buscam novas maneiras de fortalecer a cooperação financeira transfronteiriça.
Quase 100 representantes do Banco Popular da China, do governo britânico, da Cidade de Londres, de instituições financeiras internacionais e de think tanks participaram do evento, parte da Série de Promoção da Internacionalização do RMB Global 2025 do banco. As discussões se concentraram na expansão do papel do RMB no comércio internacional, nos investimentos e nos mercados financeiros.
Jenny Young, vice-diretora de comércio e mercados emergentes do Tesouro Britânico, disse que Londres agora abriga mais de 40 instituições financeiras chinesas e que o Reino Unido valoriza sua estreita cooperação com o Banco da China e outros bancos chineses que operam na cidade.
“Como a China continua desempenhando um papel fundamental na economia global, o desenvolvimento de produtos denominados em RMB apresenta oportunidades reais”, disse Young. “Londres se tornou o maior polo de RMB fora da Ásia, servindo como um canal essencial entre os mercados chineses e o capital global, seja por meio de financiamento comercial, compensação, investimento ou câmbio. Os negócios com RMB em Londres estão ajudando empresas e investidores a acessar e se envolver com a economia chinesa com mais facilidade”.
James Michael Douglas Thomson, vice-presidente de políticas e recursos da City of London Corporation, disse que a solidez financeira de Londres e a influência econômica da China estão cada vez mais interligadas. Trabalhando no setor de serviços financeiros, Thomson afirmou ter visto em primeira mão a importância da China nas discussões sobre comércio global.
Thomson citou os dados mais recentes da City, que mostram que o volume de transações em RMB em Londres aumentou 43% em 2024, para cerca de 172 bilhões de libras (230,6 bilhões de dólares americanos), enquanto as transações internacionais em RMB aumentaram mais de 20% em relação ao ano anterior.
“Esses números destacam o progresso constante da internacionalização do RMB e o papel vital de Londres no apoio a esse processo”, disse Thomson, acrescentando que a estreita parceria com a China continua importante e continuará se fortalecendo.
No evento, o Banco da China concedeu o Prêmio de Produtos e Projetos em RMB a oito instituições parceiras, em reconhecimento às suas conquistas em inovação, desenvolvimento de serviços e promoção de mercado, como parte dos esforços para incentivar um ecossistema global de RMB mais aberto e colaborativo.
Desde que ajudou a lançar o mercado offshore de RMB em Londres, em 2011, a agência do Banco da China em Londres tem desempenhado um papel de liderança no desenvolvimento de serviços de compensação, liquidação e emissão de títulos em RMB. Alavancando a posição de Londres como um portal que conecta Europa, África e Oriente Médio, a agência permanece entre as principais instituições chinesas em subscrição de títulos offshore nessas regiões. (1 libra esterlina = 1,34 dólar americano)
(250918) -- BEIJING, Sept. 18, 2025 (Xinhua) -- AI-powered firefighting devices are seen at Nanning International Convention and Exhibition Center in Nanning, capital of south China's Guangxi Zhuang Autonomous Region, Sept. 17, 2025. The 22nd China-ASEAN Expo and the China-ASEAN Business and Investment Summit kicked off here on Wednesday. (Xinhua/Cao Yiming)
(250225) -- BEIJING, Feb. 25, 2025 (Xinhua) -- This photo shows a prototype of CR450 bullet train undergoing tests in Beijing, capital of China, Feb. 25, 2025. Prototypes of the CR450 bullet train, with a test speed of up to 450 kilometers per hour and an operational speed of 400 kilometers per hour, were debuted in Beijing recently, highlighting China's cutting-edge advancements in rail technology and contributions to the global rail industry. The CR450 is significantly faster than the CR400 Fuxing high-speed trains currently in service, which operate at speeds of 350 kilometers per hour. The China State Railway Group Co., Ltd. (China Railway) currently is arranging a series of line tests for the prototypes and optimize technical indicators to ensure the CR450 enters commercial service as soon as possible. (Xinhua/Xing Guangli)