Banco Central indica alta probabilidade da inflação estourar a meta oficial em 2023

Parques temáticos da China registram um crescimento robusto de receitas em 2021
Foguete será lançado da base de Alcântara neste domingo

Banco Central indica alta probabilidade da inflação estourar a meta oficial em 2023

Foto: Marcello Casal Jr

Rio de Janeiro – O Banco Central (BC) indicou nesta quinta-feira que a possibilidade da inflação brasileira ficar acima da meta oficial em 2023 é de 57%.

A nova revisão da autoridade monetária aumentou de 4,6% para 5% o fechamento do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação no Brasil, no próximo ano, acima, portanto, da meta oficial de 3,25%, com margem de tolerância entre 2,75 e 4,75%.

Para 2022, a projeção é que a inflação chegue a 6%, acima também da meta oficial, que é de 3,5%, com 1,5 ponto percentual de tolerância.

O estouro da meta oficial obrigará o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, a divulgar uma carta pública explicando o porquê do objetivo não ter sido alcançado.

Segundo a lei que deu autonomia ao Banco Central, o dever fundamental da autoridade monetária é manter o poder aquisitivo da população e Campos Neto teve que dar explicações em 2021, quando a inflação atingiu 10,06%, quando a meta era de 3,75%.

De acordo com o Boletim Focus divulgado na última segunda-feira, os analistas do mercado financeiro projetam uma inflação de 5,79% este ano e de 5,08% em 2023. Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *