O Banco Popular da China (BPC), banco central do país, elaborou as principais políticas e tarefas para 2020 durante uma conferência de trabalho anual realizada em Beijing de quinta a sexta-feira na semana passada.
Em um comunicado online divulgado após a reunião que definiu o tom, a instituição apontou que as políticas foram estabelecidos para, entre outras coisas, garantir as condições monetárias e financeiras sólidas em 2020, pois a China entra na parte final para alcançar uma vitória decisiva na construção de uma sociedade moderadamente próspera em todos os aspectos.
Seguem conclusões de algumas políticas importantes:
— Manutenção da política monetária prudente e moderadamente flexível
A China intensificará seus ajustes anticíclicos e manterá uma liquidez razoavelmente abundante no sistema bancário. O BPC também destacou a reforma da taxa de juros baseada no mercado e o avanço da emissão de títulos perpétuos por bancos para reabastecer os fundos.
O país continuará deixando o mercado desempenhar um papel decisivo na formação da taxa de câmbio e manterá a taxa de câmbio do renminbi geralmente estável em um nível razoável e equilibrado.
— Vencer a batalha pela prevenção e neutralização dos principais riscos financeiros
A China estabelecerá e melhorará mecanismos relacionados à recuperação, compartilhamento de perdas, bem como incentivos e restrições para as instituições financeiras. O trabalho continuará na abordagem dos riscos de principais instituições financeiras de acordo com as leis e regulamentos.
O BPC também enfatizou a importância de operações especiais contínuas ao lidar com os riscos financeiros da internet e de progresso mais rápido em estabelecer um esquema de gestão de longo prazo para o financiamento imobiliário.
— Maior apoio financeiro para a reforma estrutural no lado da oferta para aliviar a tensão para pequenas empresas
O trabalho nessa frente abrangerá um melhor uso das ferramentas políticas, incluindo depósito compulsório direcionado, reempréstimo e redesconto para aprimorar efetivamente o financiamento para pequenas e microempresas.
Esforços serão feitos para reforçar o apoio ao crédito para áreas chaves e elos fracos. O BPC se concentrará em áreas como a pobreza extrema e melhor sustentará as indústrias locais com apoio financeiro para ajudar o país a vencer a batalha contra a pobreza.
— Melhora mais rápida no gerenciamento macroprudencial
O BPC estabelecerá um sistema de teste de estresse para o gerenciamento macroprudencial e acelerará a introdução e o aprimoramento de um mecanismo de gerenciamento macroprudencial integrado de fluxo de capital transfronteiriço para moedas local e estrangeiras.
Avaliação será conduzida em bancos sistemicamente importantes e esforços serão feitos para a introdução de medidas relativas à supervisão e gestão companhias financeiras.
— Nível mais alto de reforma financeira e abertura
O BPC promete esforços energéticos no desenvolvimento do mercado de bônus do país e progresso contínuo no aprimoramento da conectividade entre as infraestruturas do mercado de bônus.
Além disso, a China fará esforços ativos e prudentes para avançar a internacionalização do renminbi e apoiará esforços pioneiros no aprofundamento da reforma do sistema de gestão de divisas nas zonas piloto de livre comércio e portos piloto de livre comércio do país.
— Pesquisa e desenvolvimento mais fortes em tecnologia financeira
Em 2020, a China trabalhará para estabelecer e melhorar as regras básicas para a supervisão de tecnologia financeira e fará um trabalho sólido no programa piloto de inovação e supervisão da tecnologia financeira.
O BPC avançará constantemente a pesquisa e desenvolvimento da moeda digital legal da China.
— Impulsionar serviços e gerenciamento financeiros
Serão feitos esforços para aprofundar a reforma em áreas como finanças de ciência e inovação, finanças verdes e finanças inclusivas.
O país fortalecerá o desenvolvimento do mecanismo de coordenação contra a lavagem de dinheiro e continuará intensificando a supervisão.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)