Beijing – A China deve tomar medidas para reforçar a indústria de veículos de nova energia, incluindo a extensão da política preferencial para o imposto de compra desses veículos, declarou o Ministério da Indústria e Informatização nesta terça-feira.
O país continuará a testar novos modelos de troca de bateria para esses veículos em meio aos esforços para estabilizar a cadeia industrial e de suprimentos, disse Luo Junjie, funcionário da pasta, em uma coletiva de imprensa.
O setor deu início a um estágio de desenvolvimento em larga escala e alta velocidade, disse Luo. É provável que sustente um ritmo rápido de expansão em 2022.
O funcionário, no entanto, destacou que o setor também enfrenta desafios como os surtos de COVID-19, aumentos de preços de matérias-primas e escassez de chips automotivos.
Para ajudar os fabricantes a enfrentar esses desafios, o ministério formulará um roteiro para o desenvolvimento de baixo carbono da indústria automobilística, incentivará a integração da eletrificação automotiva e tecnologias inteligentes e melhorará a segurança e a adaptação às baixas temperaturas das baterias de veículos elétricos, de acordo com Luo.
A pasta também acelerará a exploração doméstica dos recursos relacionados aos veículos do tipo e cooperará com outras autoridades para reprimir o acúmulo e a manipulação de preços para trazer os preços das matérias-primas “de volta a um nível razoável”, acrescentou Luo.
Nos primeiros três meses deste ano, as vendas no varejo e a produção dos veículos de nova energia na China totalizaram cerca de 1,26 milhão e 1,29 milhão de unidades, respectivamente, ambas com um aumento de 140% em relação a um ano atrás, mostraram dados do ministério.
(250405) -- BEIJING, April 5, 2025 (Xinhua) -- This photo taken on April 5, 2025 shows a dawn view of the Mutianyu section of the Great Wall in Beijing, capital of China. Mutianyu and Jiankou sections of the Great Wall are popular destinations among mountain hikers and photographers. As spring comes, miles of tree blossoms add a touch of tenderness to the majestic Great Wall. (Xinhua/Chen Yehua)
(250218) -- NAGQU, Feb. 18, 2025 (Xinhua) -- A server makes milk tea at a Tibetan-style teahouse in Seni District of Nagqu, southwest China's Xizang Autonomous Region, Feb. 13, 2025. Covering an area of around 1,200 square meters, the Tibetan-style teahouse presents customers with both Tibetan delicacies and immersive experiences of folklore culture. Themed over 3,000 pieces of traditional Tibetan folk artifacts, the teahouse offers a lens through which people can learn about the northern Xizang nomadic culture. (Xinhua/Jigme Dorje)