Beijing – A atividade manufatureira da China manteve a expansão por três meses consecutivos, oferecendo novas evidências da recuperação econômica estável do país, mostraram dados oficiais.
O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) para o setor manufatureiro da China ficou em 51,9 em março, ante 52,6 em fevereiro, informou o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE) nesta sexta-feira.
Uma leitura acima de 50 indica expansão, enquanto abaixo, contração.
O PMI de manufatura continuou a expansão em março, embora em um ritmo mais lento devido a uma base alta no mês passado, sugerindo uma recuperação constante do crescimento econômico da China, disse o estatístico sênior da agência, Zhao Qinghe.
Superando a linha de corte, o índice de produção e o índice de novos pedidos atingiram 54,6 e 53,6, respectivamente, ambos bem acima da linha expansão-contração.
Das 21 indústrias pesquisadas, 13 tiveram expansão estável mês a mês. Os PMIs para grandes, médias e pequenas empresas ficaram em 53,6, 50,3 e 50,4, respectivamente, todos no território de expansão.
A confiança do mercado também melhorou notavelmente. O índice de perspectivas de negócios ficou em 55,5, com o otimismo compartilhado por todos os setores pesquisados.
(250920) -- CHONGQING, Sept. 20, 2025 (Xinhua) -- A drone photo shows new energy vehicles at the Seres Super Factory in Liangjiang New Area, southwest China's Chongqing, Sept. 19, 2025. As a major automotive manufacturing hub, Chongqing produced 1.659 million units in the first eight months of the year, up 7.6 percent year on year, while new energy vehicles (NEVs) production surged 31 percent to 690,000 units during the period. (Xinhua/Wang Quanchao)