Astrônomos chineses fazem novas descobertas sobre dois cometas

Perfil mais conservador do Congresso pode impactar pautas feministas
Brasil inaugura primeiro Museu da Vacina da América Latina

Astrônomos chineses fazem novas descobertas sobre dois cometas

Xinhua/Lian Zhen

Beijing – Astrônomos chineses fizeram novas descobertas a respeito de suas pesquisas sobre a atividade de dois cometas primeiro descobertos pelo país, de acordo com o Observatório da Montanha Roxa (PMO, sigla em inglês) da Academia Chinesa de Ciências.

   Os cometas, codificados 62P/Tsuchinshan 1 e 60P/Tsuchinshan 2, foram avistados pelo observatório em janeiro de 1965 e confirmados como novos cometas de curto período depois de serem reportados ao Centro de Planetas Menores da União Astronômica Internacional.

   Uma equipe de pesquisa do PMO observou 60P/Tsuchinshan 2 de novembro de 2018 a março de 2019 através de um telescópio de alta precisão e encontrou uma estrutura espiral em seu coma interno, de acordo com o artigo de estudo publicado no The Astrophysical Journal.

   Como cometa da família Júpiter, apresentava grande atividade em comparação com outros cometas deste tipo em distâncias heliocêntricas semelhantes, e sua atividade máxima surgiu cerca de 10 dias após o periélio, disse o jornal.

   A equipe obteve os principais parâmetros de atividade dos dois cometas coletando 850 observações para 60P/Tsuchinshan 2 e 471 observações para 62P/Tsuchinshan 1 durante um período de mais de 20 anos. Eles descobriram que a atividade dos dois cometas aumentou à medida que suas distâncias de periélio diminuíam devido à perturbação da gravidade de Júpiter, de acordo com outro artigo publicado na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *