Beijing – A tripulação da Shenzhou-20 a bordo da estação espacial chinesa em órbita concluiu a primeira série de atividades extraveiculares de sua missão nesta quinta-feira, de acordo com a Agência Espacial Tripulada da China (CMSA, em inglês).
O trio de astronautas – Chen Dong, Chen Zhongrui e Wang Jie – trabalhou por cerca de oito horas e concluiu a tarefa às 16h49 (horário de Beijing), com a ajuda de uma equipe em Terra.
Chen Dong e Chen Zhongrui, encarregados de conduzir as operações da caminhada espacial, saíram pela cabine nodal do módulo central Tianhe. Essa foi a primeira vez que os astronautas saíram pela cabine nodal desde que a estação espacial entrou em sua fase de aplicação e desenvolvimento.
Os astronautas instalaram um dispositivo de proteção contra detritos em seu local designado. O dispositivo havia sido implantado anteriormente do lado de fora através da câmara de vácuo de carga e posicionado temporariamente pelo braço robótico.
Além disso, os equipamentos externos foram inspecionados e mantidos. Por fim, eles retornaram ao módulo central em segurança, segundo a CMSA.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)