Beijing, 25 jul – Os astronautas da Shenzhou-14 abrem a porta da escotilha do Wentian, o primeiro módulo de laboratório da estação espacial da China, e entrou às 10h03 desta segunda-feira (horário de Pequim), de acordo com a Agência Espacial Tripulada da China (CMSA, em inglês).
Foi a primeira vez que os astronautas entraram chineses no módulo de laboratório em órbita.
O Wentian, lançado na tarde neste domingo, atracou no porto frontal do Tianhe às 03h13 desta segunda-feira (horário de Pequim).
Os astronautas ou máquinas espaciais de trabalho em operação, como o controle de atitude dos pequenos braços, ou rastreamento de braços pequenos e o teste do complexo de grandes e pequenos braços.
Eles também podem usar a cabine pressurizada e o pequeno mecanismo mecânico do Wentian para realizar atividades extraveiculares.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)