Beijing — Uma palestra especial começou na tarde desta quinta-feira na estação espacial da China, dada por membros da tripulação da Shenzhou-13, Zhai Zhigang, Wang Yaping e Ye Guangfu, a estudantes na Terra.
Depois de apresentar seus locais de vida e de trabalho na estação espacial, eles começaram a demonstrar experiências científicas. Eles também fizeram perguntas e respostas em tempo real com alunos por vídeo chamada, de acordo coma Agência Espacial Tripulada da China.
A sala de aula terrestre primária fica no Museu de Ciência e Tecnologia da China. Também foram estabelecidas salas de aula em Nanning da Região Autônoma da Etnia Zhuang de Guangxi, no distrito de Wenchuan da Província de Sichuan, em Hong Kong e em Macau.
Os três astronautas chineses foram para o espaço a bordo da nave espacial Shenzhou-13 e entraram na estação espacial chinesa em 16 de outubro, embarcando na missão tripulada mais longa do país para a construção da estação espacial.
Em junho de 2013, a astronauta chinesa Wang Yaping, assistida pelos outros dois membros a bordo da nave espacial Shenzhou-10, deu a primeira aula espacial do país para mais de 60 milhões de crianças em idade escolar em toda a China via transmissão ao vivo.
(250918) -- ZHENGZHOU, Sept. 18, 2025 (Xinhua) -- An aerial photo taken on July 24, 2025 shows a turning of the Yellow River in the border area between Shilou County of north China's Shanxi Province and Qingjian County of northwest China's Shaanxi Province. TO GO WITH "China Focus: Yellow River maintains good water quality for 3 consecutive years" (Xinhua/Zhan Yan)
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)