Lhasa – Wang Yi, membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e diretor do Escritório da Comissão de Relações Exteriores do Comitê Central do PCCh, propôs nesta quinta-feira que a região trans-Himalaia aprofunde a cooperação de benefício mútuo, acelere a transformação verde e fortaleça a conectividade.
Wang fez as propostas ao discursar na cerimônia de abertura do 3º Fórum Trans-Himalaia de Xizang, China para a Cooperação Internacional, na cidade de Nyingchi, Região Autônoma do Tibet, no sudoeste da China.
Observando que os países ao redor do Himalaia estão geograficamente conectados, têm culturas semelhantes e compartilham um destino comum, Wang também propôs que a região adira ao respeito mútuo e à confiança recíproca e melhore o intercâmbio e o aprendizado mútuo.
Os convidados estrangeiros que participaram do fórum elogiaram as principais conquistas do Tibet na civilização ecológica e no desenvolvimento econômico e social e apreciaram o importante papel desempenhado pelo fórum no fortalecimento do intercâmbio e da cooperação entre os países da região trans-Himalaia para o desenvolvimento e a prosperidade comuns.
Ao se reunir com convidados estrangeiros, Wang disse que a China recebe amigos de todo o mundo para vir ao Tibet para testemunhar com seus próprios olhos as grandes conquistas no desenvolvimento econômico e social do Tibet, as vidas felizes das pessoas de todos os grupos étnicos no Tibet e a sólida herança e proteção da cultura tibetana.
Wang disse que os fatos provarão que as mentiras relacionadas ao Tibet inventadas por algumas forças ocidentais por preconceito ideológico são completamente insustentáveis e cairão por terra diante dos fatos.
Os convidados estrangeiros expressaram sua expectativa de fortalecer ainda mais o intercâmbio e a cooperação com a China, enfrentar conjuntamente as mudanças climáticas e outros desafios, proteger o meio ambiente ecológico e alcançar o desenvolvimento sustentável.
O fórum ocorreu de 4 a 6 de outubro. Representantes de mais de 40 países, regiões e organizações internacionais participaram.
(250920) -- CHONGQING, Sept. 20, 2025 (Xinhua) -- A drone photo shows new energy vehicles at the Seres Super Factory in Liangjiang New Area, southwest China's Chongqing, Sept. 19, 2025. As a major automotive manufacturing hub, Chongqing produced 1.659 million units in the first eight months of the year, up 7.6 percent year on year, while new energy vehicles (NEVs) production surged 31 percent to 690,000 units during the period. (Xinhua/Wang Quanchao)