São Paulo- A filial brasileira da agência de notícias Xinhua e a TV Cultura realizaram ontem (20), na cidade de São Paulo, a cerimônia de assinatura do recém firmado acordo de cooperação entre os dois veículos.
O evento contou com a participação da cônsul geral da China em São Paulo, Chen Peijie, do presidente da TV Cultura, José Roberto Maluf, e do diretor da agência Xinhua – Sede dos serviços em português no Rio de Janeiro, Chen Weihua.
No seu discurso, a cônsul geral Chen Peijie saudou ambos os veículos de comunicação por terem alcançado essa parceria durante o período de dificuldades da pandemia de COVID-19. Tanto a agência Xinhua quanto a TV Cultura, afirmou Chen Peijie, produziram matérias de qualidade durante a crise sanitária, contribuindo substancialmente para o entendimento mútuo entre as duas nações.
A cônsul geral da China em São Paulo alertou para a existência de uma grave assimetria de informação, de difamações dos modelos de desenvolvimento dos países emergentes e de desinformação sobre o rastreio das origens do novo coronavírus, salientando a importância da cooperação para sanar essas questões.
“Espero que os veículos dos dois países possam descobrir mais histórias comoventes de chineses e brasileiros e dar um novo impulso ao crescimento.
Em sua fala de abertura na cerimônia, José Roberto Maluf apresentou aos convidados a importância da TV Cultura, lembrando que a emissora tem forte inserção no país, cobrindo todo o território nacional. Maluf também congratulou a Xinhua por sua capacidade de comunicação multinacional e multilíngue, publicando conteúdo original em diversas línguas.
De acordo com o presidente da TV Cultura, o acordo de cooperação deu à Xinhua uma “casa” no Brasil. “É esperado que esta forte cooperação entre as duas partes possa ser implementada o mais rápido possível e que promova o intercâmbio de mídia entre a China e o Brasil para alcançar melhores resultados substantivos”, afirmou Maluf.
Representando a Xinhua, Chen Weihua afirmou que a agência chinesa sempre aderiu ao conceito de “posição nacional, perspectiva global, fala factual, integração da China e de países estrangeiros e comunicação igualitária”. Chen celebrou a cooperação entre a Xinhua e a TV Cultura, que é “uma emissora pública de excelência no Brasil e também considerada uma das melhores do mundo”.
“Esperamos que, com os esforços dos dois lados, essa cooperação possa ter um resultado próspero, servindo aos dois países irmãos”, concluiu o representante da Xinhua no Brasil.
(250930) -- TIANJIN, Sept. 30, 2025 (Xinhua) -- People visit the booth of Deepal during the China Motor Show (Tianjin) 2025 in north China's Tianjin, Sept. 30, 2025. China Motor Show (Tianjin) 2025 kicked off here on Tuesday. With a total exhibition area of 200,000 square meters, the auto show displays 920 vehicles, including 480 new energy vehicles. The exhibition will run until October 6. (Xinhua/Zhao Zishuo)
(250918) -- ZHENGZHOU, Sept. 18, 2025 (Xinhua) -- An aerial photo taken on July 24, 2025 shows a turning of the Yellow River in the border area between Shilou County of north China's Shanxi Province and Qingjian County of northwest China's Shaanxi Province. TO GO WITH "China Focus: Yellow River maintains good water quality for 3 consecutive years" (Xinhua/Zhan Yan)