Beijing – O Aeroporto Internacional Daxing de Beijing acumulou, desde sua inauguração em 2019 até abril deste ano, um total de importações e exportações no valor de 102 bilhões de yuans (US$ 14,19 bilhões), segundo informou nesta quarta-feira a Alfândega de Beijing.
Os dados mostram que o aeroporto apresentou um crescimento sólido no valor das importações e exportações nos últimos anos, com os volumes anuais ultrapassando 20 bilhões de yuans em 2023 e 50 bilhões de yuans em 2024. Nos primeiros quatro meses deste ano, o aeroporto movimentou 16,1 bilhões de yuans em comércio exterior, um aumento anual de 6,8%.
Desde 2019, o aeroporto estabeleceu laços comerciais com 127 países participantes da Iniciativa Cinturão e Rota, atingindo um valor acumulado de 56,3 bilhões de yuans em importações e exportações, o que representa 55,2% do volume total de comércio exterior processado pelo terminal. De janeiro a abril de 2025, o aeroporto registrou 7,83 bilhões de yuans em trocas comerciais com os países parceiros da Iniciativa Cinturão e Rota, um aumento anual de 48,6%.
De acordo com Yu Li, oficial da Alfândega de Beijing, o volume de cargas importadas e exportadas pelo aeroporto aumentou significativamente, ultrapassando pela primeira vez a marca de 100 mil toneladas em 2023 e chegando a 205 mil toneladas em 2024. No período de janeiro a abril deste ano, o volume foi de 68 mil toneladas, uma alta anual de 4,8%.
No início deste mês, um cargueiro Airbus A330 carregado com roupas, acessórios e componentes elétricos para aviação partiu do aeroporto com destino direto a Paris. Essa nova rota servirá como uma ponte aérea dedicada ao comércio eletrônico transfronteiriço entre China e Europa.
“Atualmente estamos em contato com empresas chinesas que trabalham com exportações por via aérea a países europeus, ajudando-as a reduzir custos logísticos, garantir pedidos internacionais e ampliar sua presença na Europa”, afirmou o gerente comercial de uma agência global de comércio eletrônico transfronteiriço, que integra três funções principais: serviços para vendedores, otimização da cadeia de suprimentos e inovação do ecossistema.
Localizado ao sul da capital chinesa, o Aeroporto Internacional Daxing de Beijing construiu uma rede de rotas aéreas que conecta 48 cidades globais, incluindo Moscou, Londres e Amsterdã. O aeroporto atraiu 39 companhias aéreas internacionais e lançou 50 rotas internacionais.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)