Sanya – O 5º Fórum das Mulheres do Cinturão e Rota, com foco no desenvolvimento das mulheres e nos intercâmbios culturais, foi aberto nesta quinta-feira em Sanya, Província de Hainan, no sul da China.
Com o tema “Poder Feminino: Construindo e Compartilhando Juntos uma Bela Vida”, o fórum atraiu cerca de 400 participantes, incluindo enviados diplomáticos na China e representantes de empresas. O evento durará até sexta-feira.
O evento inclui um fórum de liderança juvenil e fóruns temáticos com foco em intercâmbios e cooperação de mulheres, inovação e desenvolvimento científicos e tecnológicos, igualdade de gênero e intercâmbios culturais entre os países participantes do Cinturão e Rota.
De acordo com He Dan, chefe do Centro de Pesquisa de População e Desenvolvimento da China, a China estabeleceu um sistema legal que protege totalmente os direitos e interesses das mulheres, incluindo mais de 100 leis e regulamentos. O status político e econômico das mulheres chinesas melhorou em todos os aspectos, juntamente com seu nível de educação, acrescentou ela.
O fórum destaca o papel único das mulheres na construção conjunta do Cinturão e Rota, promove o desenvolvimento abrangente e sustentável das mulheres, fortalece os intercâmbios interpessoais e serve como uma plataforma para intercâmbios e comunicação femininos, disse Li Xikui, vice-presidente da Associação do Povo Chinês para a Amizade com Países Estrangeiros.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)