Phoenix, Estados Unidos – Mais de 20.000 residentes locais experimentaram as vistas, os sons e os sabores do 34º Festival de Cultura e Culinária da Semana Chinesa de Phoenix neste fim de semana na capital do Arizona.
A prefeita de Phoenix, Kate Gallego, pintaram os olhos do leão, marcando a abertura oficial do tradicional evento anual de dois dias para celebrar o Ano Novo Lunar Chinês no sábado. O leão foi usado para a dança do leão.
A comemoração é realizada desde janeiro de 1991.
“Estou muito honrada por ter sido convidada para participar deste evento… e prestar homenagem à nossa cidade irmã Chengdu, celebrando nosso profundo relacionamento com Chengdu”, disse ela. “Nossa amizade reflete a boa cooperação ao longo dos anos. A cultura chinesa é parte do multiculturalismo, o que faz de Phoenix uma grande cidade global.”
O festival contou com entretenimento ao vivo contínuo, incluindo danças do dragão e do leão, danças folclóricas, apresentações musicais, tai chi e demonstrações de artes marciais.
A equipe do Comitê das Cidades-Irmãs de Phoenix, co-organizador do evento anual, disse à Xinhua no domingo que compareceram cerca de 200 artistas de grupos de arte locais e da cidade chinesa de Chengdu.
Milhares de residentes locais também saborearam uma variedade de deliciosas comidas asiáticas e participaram de muitas atividades práticas no evento, como participar de um desafio de pauzinhos, tirar selfies em trajes tradicionais chineses, jogar mahjong e aprender a usar um ábaco.
Além disso, o evento anual para dar início ao Ano Novo Lunar em Phoenix, uma cidade com cerca de 30.000 residentes chineses, tornou-se um evento cultural icônico para o estado do Grand Canyon.
“A Semana Chinesa de Phoenix se esforça continuamente para oferecer oportunidades de qualidade para conscientização, educação e intercâmbio cultural”, disse o Escritório de Turismo do Arizona em seu site oficial.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)