Paris/Londres — Trinta e um migrantes morreram na quarta-feira quando seu barco inflável afundou em Calais, no norte da França, anunciou o ministro do Interior francês, Gerald Darmanin. O barco partiu para cruzar o Canal da Mancha para o Reino Unido.
A Organização Internacional para as Migrações afirmou que foi a maior perda de vidas no Canal desde que começou a coletar dados em 2014.
“Por volta das 14:00h, um pescador relatou a descoberta de cerca de quinze corpos flutuando ao largo de Calais”, relatou a rádio francesa France Info.
O presidente francês, Emmanuel Macron, ordenou um “reforço imediato de recursos para a Frontex nas fronteiras externas da UE”.
A França não permitirá que o Canal se torne um “cemitério”, disse Macron.
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, escreveu no Twitter que “Estou chocado e profundamente triste com a perda de vidas no mar no Canal da Mancha. Meus pensamentos estão com as vítimas e suas famílias. Agora é a hora de todos nós intervirmos, trabalharmos juntos e fazermos tudo o que pudermos para impedir essas gangues que estão escapando impunes de um assassinato”.
Enquanto isso, Darmanin chegou a Calais no final da noite, onde se encontrou com a prefeita de Calais, Natacha Bouchart, no hospital onde os migrantes resgatados estão sendo tratados. Ele reafirmou a natureza criminosa dos contrabandistas que organizam essas travessias.
A promotoria de Dunquerque anunciou a abertura de uma investigação por “assistência para entrada ilegal em um grupo organizado” e “homicídio culposo”.
O governo britânico anunciou em julho que reformulará seu sistema de asilo para tornar crime chegar deliberadamente ao país sem permissão.
Em relatório publicado no dia 19 de novembro, a Prefeitura Marítima do Canal da Mancha e do Mar do Norte disse ter registrado 31.500 tentativas de embarque para a Grã-Bretanha. E 7.800 migrantes foram resgatados desde o início do ano, enquanto sete pessoas morreram ou desapareceram.
(250930) -- TIANJIN, Sept. 30, 2025 (Xinhua) -- People visit the booth of Deepal during the China Motor Show (Tianjin) 2025 in north China's Tianjin, Sept. 30, 2025. China Motor Show (Tianjin) 2025 kicked off here on Tuesday. With a total exhibition area of 200,000 square meters, the auto show displays 920 vehicles, including 480 new energy vehicles. The exhibition will run until October 6. (Xinhua/Zhao Zishuo)
(250918) -- ZHENGZHOU, Sept. 18, 2025 (Xinhua) -- An aerial photo taken on July 24, 2025 shows a turning of the Yellow River in the border area between Shilou County of north China's Shanxi Province and Qingjian County of northwest China's Shaanxi Province. TO GO WITH "China Focus: Yellow River maintains good water quality for 3 consecutive years" (Xinhua/Zhan Yan)