
Beijing, 17 mar (China) — O presidente da China, Xi Jinping, disse nesta terça-feira que a China e a Guiana devem tomar o 50º aniversário de seus laços diplomáticos no próximo ano como uma oportunidade para obter mais resultados de cooperação e levar as relações bilaterais a níveis mais altos.
Em uma teleconferência com o presidente da Guiana, Irfaan Ali, Xi sugeriu que os dois países respeitem e atendam seriamente os interesses fundamentais e principais preocupações respectivas, promovam a cooperação no Cinturão e Rota e ampliem a colaboração de ganho mútuo em áreas como energia e infraestrutura.
China e Guiana, embora longe, gozam de uma profunda e estreita amizade, indicou Xi.
Os dois países obtiveram frutíferos resultados na cooperação bilateral em diversos campos desde que estabeleceram as relações diplomáticas, lembrou Xi, e acrescentou que o comércio bilateral aumentou no ano passado apesar da pandemia da COVID-19, o que demonstra seu enorme potencial.
Ambos os países estão em uma importante etapa de desenvolvimento e enfrentam amplas perspectivas e grandes oportunidades, acrescentou Xi.
A China está disposta a fortalecer a cooperação com a Guiana em vacinas contra a COVID-19 e continuará proporcionando assistência e apoio na medida de sua capacidade para o desenvolvimento econômico e social do país, disse Xi.
O presidente sublinhou que tanto a China como a Guiana são países em desenvolvimento e têm posições similares em relação a uma série de assuntos internacionais e regionais.
As duas partes devem fortalecer a colaboração em assuntos relacionados com a Organização das Nações Unidas e a mudança climática, para impulsionar uma reforma mais justa e equitativa dos sistemas internacionais.
Xi disse que a China espera um papel positivo da Guiana no fomento à cooperação global entre a China e os países caribenhos, assim como no desenvolvimento das relações entre a China e a Comunidade do Caribe.
Por sua parte, Ali disse que junto com os líderes de importantes partidos políticos e ministros da Guiana, realizou uma conversa telefônica com o presidente Xi para expressar o agradecimento pela generosa assistência da China à Guiana em sua luta contra a pandemia, e pelo papel de liderança do país asiático em uma série de assuntos globais.
A amizade entre a Guiana e a China é forte e firme, disse Ali, indicando que a seu país se mantém fiel com firmeza ao princípio de Uma Só China, considera a China como o parceiro de cooperação mais importante em seu desenvolvimento nacional, e está comprometida a fortalecer as relações entre os dois partidos e os dois países.
A Guiana espera promover ativamente a cooperação no Cinturão e Rota com a China, e fortalecer a cooperação em infraestrutura e outros campos, disse ele, acrescentando que acredita que as relações bilaterais se tornarão muito melhores.
A Guiana apoia e está pronta para promover ativamente o desenvolvimento das relações entre a Comunidade do Caribe e a China, disse o presidente da Guiana.
(250415) -- XIONG'AN, April 15, 2025 (Xinhua) -- A man walks past a PEDF (Photovoltaic, Energy Storage, Direct current, Flexibility) system in Huangwan Village of Xiong'an New Area, north China's Hebei Province, April 15, 2025. In recent years, the local power sector of Hebei has been promoting power grids construction of Xiong'an New Area in accordance with the standards of first-tier cities in China. Under the concept of green, innovative and smart development, the construction of electrical substations would be integrated with urban landscape design, and many intelligent power projects have been finished. (Xinhua/Mu Yu)
(251101) -- BEIJING, Nov. 1, 2025 (Xinhua) -- This image captured at Beijing Aerospace Control Center on Nov. 1, 2025 shows the crew of Shenzhou-20 and Shenzhou-21 spaceships talking with each other. The three astronauts aboard China's Shenzhou-21 spaceship have entered the country's space station and met with another astronaut trio early Saturday morning, starting a new round of in-orbit crew handover. The Shenzhou-20 crew opened the hatch at 4:58 a.m. (Beijing Time) and greeted the new arrivals, according to the China Manned Space Agency (CMSA). The six crew members then took group pictures for the seventh space get-together in China's aerospace history. They will live and work together for about five days to complete planned tasks and handover work, the CMSA said. (Xinhua/Jin Liwang)