Vice-primeiro-ministro chinês pede cooperação estratégica mais profunda com Turcomenistão

Chanceler chinês conversa com homólogos tadjique, uzbeque e quirguiz
Presidente senegalês aprecia apoio da China em vacinas na luta contra COVID-19

Vice-primeiro-ministro chinês pede cooperação estratégica mais profunda com Turcomenistão

(Xinhua/Ding Lin)

Beijing, 12 mai (China) — O vice-primeiro-ministro chinês, Han Zheng, conversou desde Beijing com o vice-primeiro-ministro do Turcomenistão, Berdymukhamedov, e o vice-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores do país, Rashid Meredov, que estão visitando Xi’an, capital da Província de Shaanxi, no noroeste da China, por videoconferência nesta terça-feira.

Han, presidente chinês do Comitê de Cooperação China-Turcomenistão, que também é membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, pediu uma cooperação estratégica mais profunda entre os dois lados.

Han disse que a China e o Turcomenistão são bons irmãos, amigos e parceiros e desfrutam de confiança mútua. As relações bilaterais têm mantido um ritmo sólido e estável de desenvolvimento, independentemente da mudança na situação internacional e regional desde o estabelecimento de laços diplomáticos há quase 30 anos.

Han destacou que a China implementará seriamente o importante consenso alcançado pelos dois chefes de estado, acelerará a ancoragem de estratégias de desenvolvimento e promoverá conjuntamente a cooperação em energia, agricultura, transporte, digital, aeroespacial, cultura, segurança e outros campos.

Han disse que os dois lados poderiam formular um plano de cinco anos, traçando um roteiro para uma cooperação bilateral mais abrangente.

O lado turcomeno deu os parabéns pelo 100º aniversário da fundação do Partido Comunista da China, acrescentando que o Turcomenistão atribui grande importância às relações com a China.

O Turcomenistão está disposto a continuar a explorar novos formatos e áreas de cooperação econômica com a China com base nos princípios de igualdade, confiança mútua e respeito mútuo, e promover um novo e maior desenvolvimento da parceria estratégica Turcomenistão-China.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *