

Rio de Janeiro – A concessionária chinesa State Grid obteve nesta terça-feira uma licença ambiental prévia do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para construir uma linha de transmissão de energia de 1.500 quilômetros entre os estados do Maranhão e Goiás, na região centro-norte do Brasil.
O projeto, um dos maiores em andamento no país, exigirá um investimento de aproximadamente US$ 3,818 bilhões (R$ 21 bilhões) e conectará a subestação Graça Aranha, no estado do Maranhão, à subestação Silvânia, em Goiás (região central do Brasil). De acordo com o cronograma previsto no contrato de concessão, a operação comercial está prevista para março de 2030.
A State Grid, vencedora do Lote 1 — o maior dos três blocos licitados no leilão federal — havia manifestado preocupação ao Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, com a demora na obtenção da licença, o que levou o governo a incluir o projeto em sua lista de prioridades.
A nova linha de transmissão será fundamental para o escoamento de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN), com conexões estratégicas em áreas próximas à usina hidrelétrica de Belo Monte na fase inicial.
O projeto faz parte do plano do governo federal de expandir a malha de grandes linhas de transmissão e atender ao aumento projetado na geração de energia renovável, estimado em 38 gigawatts até 2033.
(230302) -- PARIS, March 2, 2023 (Xinhua) -- A limited edition of ZIMOMO designed for the country of France is seen at the official store of Pop Mart in Paris, France, March 1, 2023. Chinese toy seller Pop Mart opened on Sunday its first official store of Europe at Forum des Halles in Paris. (Xinhua/Gao Jing)