
Beijing, 11 mar (China) — Dois relatórios de trabalho anual divulgados pelo mais alto tribunal e pela suprema procuradoria da China indicaram que as autoridades judiciárias do país estão fazendo o possível para fazer justiça de maneira justa, rápida e tangível.
Os relatórios sobre o trabalho do Supremo Tribunal Popular (STP) e da Suprema Procuradoria Popular (SPP) foram apresentados na segunda-feira para deliberações na sessão anual em andamento da Assembleia Popular Nacional (APN), a legislatura nacional da China.
Uma característica distinta dos relatórios foi deixar que os casos falassem – usando casos típicos para apresentar o trabalho das agências judiciais durante o ano passado, se concentrando no fornecimento de provas visíveis e tangíveis de que a justiça é cumprida em todos os casos.
Dezenas de casos foram citados nos relatórios para elucidar os esforços judiciais chineses em várias áreas, como a proteção de trabalhadores médicos e jovens, bem como a punição daqueles que caluniam outras pessoas, especialmente os mártires e heróis do país.
Em um caso de destaque, Sun Wenbin, que matou uma médica em um hospital de Beijing onde sua mãe foi tratada, foi condenado à pena de morte em janeiro do ano passado pelo crime de homicídio doloso.
O assassinato no final de 2019 chocou o país. Yang Wen, que trabalhava em um pronto-socorro, foi morto a facadas por Sun, que alegou estar insatisfeito com o tratamento de sua mãe.
Durante o ano passado, o foco do trabalho dos tribunais chineses foi criar um ambiente sólido onde os profissionais de saúde e médicos sejam respeitados para que se sintam seguros o suficiente para se concentrar em seu trabalho de todo o coração, disse Yu Maoyu, vice-diretor do escritório geral do STP, a quem se incumbiu a elaboração do relatório do STP.
A China também tomou medidas para melhorar a proteção judicial de menores.
De acordo com o relatório da SPP, cerca de 57 mil pessoas foram severamente punidas por agressões sexuais e maus-tratos a menores, bem como tráfico de crianças, em 2020.
O relatório da SPP também apresentou a atualização de um caso amplamente discutido pouco antes da sessão da APN, em que uma celebridade da internet foi presa por difamar mártires militares online.
De acordo com a Emenda XI ao Código Penal, que entrou em vigor em 1º de março de 2021, a procuradoria da Província de Jiangsu, leste da China, aprovou a prisão do suspeito de sobrenome Qiu, conhecido como Labixiaoqiu em seu microblog.
O de Qiu foi o primeiro caso criminal relatado citando a nova emenda, que especifica crimes, incluindo a violação da reputação e honra de heróis e mártires.
Incluir o novo caso no relatório tem um significado especial, disse Ma Qi, vice-chefe do escritório geral da SPP, acrescentando que também aumentaria a consciência pública sobre o estado de direito.
(251027) -- JINAN, Oct. 27, 2025 (Xinhua) -- A drone photo taken on Oct. 21, 2025 shows oriental white storks and Eurasian spoonbills at Yellow River Estuary in Dongying, east China's Shandong Province. In recent years, Shandong Province has launched initiatives to build beautiful bays through nearshore pollution control, marine ecosystem protection, and coastal environment improvement. The overall quality of the marine ecology here has continued to improve, and six bays across the province have been recognized as outstanding examples of "beautiful bays" by the Ministry of Ecology and Environment. (Photo by Zhou Guangxue/Xinhua)
(220101) -- BEIJING, Jan. 1, 2022 (Xinhua) -- Photo released on Jan. 1, 2022 by the China National Space Administration (CNSA) shows the group photo of the orbiter and Mars. China released on the first day of 2022 a group of new Mars images taken by the Tianwen-1 probe. These new images showed diverse working conditions of the probe's orbiter and rover, as well as the Mars surface topography obtained by them, said the China National Space Administration. The images include the group photo of the orbiter and Mars, closeup of the orbiter, ice sheet on Mars' north pole area, surface landscape taken by the rover Zhurong. China's Tianwen-1 mission, consisting of an orbiter, a lander and a rover, was launched on July 23, 2020. (CNSA/Handout via Xinhua)