RCEP lança grande vitória para multilateralismo e livre comércio, porta-voz da chancelaria

Passageiros ferroviários na China passarão de 3 bilhões em 2022
China praticará gestão com base em lista para todos itens que requerem aprovação administrativa

RCEP lança grande vitória para multilateralismo e livre comércio, porta-voz da chancelaria

Um guindaste pórtico carrega contêineres em um trem de carga no porto ferroviário internacional de Nanning, na Região Autônoma da Etnia Zhuang de Guangxi, sul da China, em 31 de dezembro de 2021. (Xinhua)

Beijing, 5 jan – A entrada em vigor do acordo da Parceria Econômica Abrangente Regional (RCEP, em inglês) é uma grande vitória para o multilateralismo e o livre comércio, disse Wang Wenbin, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, nesta terça-feira.

O porta-voz fez as observações em uma coletiva de imprensa diária quando solicitado a comentar sobre o lançamento da RCEP, observando que a China trabalhará com todas as partes para participar ativamente na construção institucional da RCEP, ao mesmo tempo em que faz contribuições positivas para a prosperidade regional e a recuperação econômica global.

Observando que a RCEP é o maior pacto de livre comércio do mundo, ele disse que a entrada em vigor da RCEP desencadeará um enorme potencial de crescimento comercial na região e representa um grande avanço na promoção do comércio global e da liberalização e facilitação dos investimentos.

“Além da redução tarifária, a RCEP também estabeleceu uma referência para as regras econômicas e comerciais na região Ásia-Pacífico”, disse Wang, acrescentando que o compromisso da RCEP com a abertura de alto nível em relação ao comércio e investimento em serviços facilitará o fluxo sem obstáculo de vários fatores econômicos, enquanto desenvolve ainda mais as cadeias industriais, de oferta e de valor na região.

A RCEP simplificou os procedimentos administrativos e reduziu as barreiras comerciais, o que dará um forte impulso a uma integração econômica regional mais profunda e de maior qualidade, disse o porta-voz.

A entrada em vigor da RCEP é uma grande vitória para o multilateralismo e o livre comércio, disse Wang, acrescentando que abertura e integração são a tendência dos tempos na era pós-pandêmica.

Como um dos primeiros países a completar os procedimentos para a ratificação da RCEP, a China sempre defendeu o sistema comercial multilateral e promoveu a integração econômica regional para impulsionar o comércio e os investimentos regionais com firme determinação e ações concretas, disse Wang.

Ele acrescentou que a China trabalhará com todas as partes para participar ativamente na construção institucional da RCEP, promover conjuntamente a implementação geral do acordo e fazer contribuições positivas para promover a prosperidade regional e a recuperação econômica global.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *