

Kuala Lumpur – O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, pediu na terça-feira que a China, a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN, em inglês) e os países do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC, em inglês) construam, conjuntamente, um exemplo em abertura, cooperação para o desenvolvimento e integração entre civilizações.
Ele fez as observações ao discursar na Cúpula ASEAN-China-GCC inaugural, realizada em Kuala Lumpur, capital da Malásia.
Os países da China, ASEAN e GCC desfrutam de uma longa história de intercâmbios amistosos, disse Li, acrescentando que, diante das mudanças complexas no cenário internacional e um crescimento econômico lento, estabelecer uma plataforma de comunicação e mecanismos de cooperação como a cúpula trilateral marca uma grande inovação na cooperação econômica regional.
Por meio de conectividade e cooperação mais próximas, disse o primeiro-ministro chinês, os três lados podem construir um círculo econômico dinâmico e um pólo de crescimento, que tem grande significado para sua respectiva prosperidade, bem como para a paz e o desenvolvimento na Ásia e no mundo.
Li pediu a todos os lados que aproveitem esta oportunidade histórica, enriqueçam continuamente a substância da cooperação trilateral e trabalhem juntos para construir um modelo de cooperação e desenvolvimento global.
Ele pediu a todos os lados que construam um modelo em três aspectos.
Em primeiro lugar, Li pediu aos três lados que criem um modelo de abertura entre regiões, observando que a população e o agregado econômico da China, bem como dos países da ASEAN e do GCC, representam aproximadamente um quarto do total mundial.
Uma conexão total dos três mercados certamente dará origem a um espaço muito maior para o desenvolvimento e a um efeito de escala mais significativo, disse ele.
A China e a ASEAN concluíram totalmente as negociações sobre a atualização da Versão 3.0 da Área de Livre Comércio China-ASEAN, observou Li, acrescentando que espera-se que uma conclusão antecipada das negociações sobre o acordo de área de livre comércio entre o GCC e várias partes possa ser feita para elevar os níveis de comércio trilateral.
Ele instou os três lados a expandir inabalavelmente a abertura regional e transformar as regiões relacionadas em um grande mercado compartilhado onde recursos, tecnologias e talentos fluem com mais eficiência, e o comércio e o investimento desfrutam de maior liberdade e conveniência, de modo a liberar plenamente o poderoso efeito do desenvolvimento aberto.
Em segundo lugar, ele pediu aos três lados que forjem um modelo de cooperação em diferentes estágios de desenvolvimento, dizendo que, embora os três lados estejam em diferentes estágios de desenvolvimento, suas diferenças não são obstáculos à cooperação, mas complementam os pontos fortes um do outro.
A China, disse ele, está pronta para aprofundar o alinhamento estratégico com a ASEAN e o GCC com base no respeito mútuo e na igualdade de tratamento, melhorar a coordenação das políticas macroeconômicas e fortalecer a colaboração na especialização industrial.
“Devemos nos esforçar para transformar nossas próprias forças nas de todos e, ao mesmo tempo, ajudar reciprocamente a enfrentar novos desafios emergentes no desenvolvimento, criar novas formas de cooperação econômica industrial internacional e promover um desenvolvimento coordenado no qual suas habilidades possam ser totalmente exploradas e os benefícios possam ser dobrados e compartilhados”, disse ele.
Em terceiro lugar, o primeiro-ministro chinês instou os três lados a criar um modelo de integração entre civilizações, observando que os três lados abrigam civilizações vibrantes e compartilham valores asiáticos de paz, cooperação, abertura e inclusão.
Ele pediu intercâmbios culturais e interpessoais mais profundos e uma base mais forte de confiança mútua, e pediu aos três lados que administrem efetivamente as diferenças por meio do entendimento mútuo, promovam a cooperação mutuamente benéfica por meio da troca de ideias e explorem um novo caminho para o avanço inclusivo de diversas civilizações.
O lado chinês, disse ele, apoia ativamente a iniciativa do diálogo civilizacional confucionista-islâmico proposta pelo primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim.
A China está pronta para trabalhar com a ASEAN e o GCC para implementar a Iniciativa de Civilização Global, promover o aprendizado mútuo entre as civilizações e construir maior consenso e impulso para a paz e o desenvolvimento, acrescentou.
Li disse que a China está disposta a fortalecer parcerias trilaterais com a ASEAN e o GCC, trabalhar juntos para formular um plano de ação de cooperação de alta qualidade do Cinturão e Rota, fortalecer o alinhamento em infraestrutura e regulamentações de mercado, expandir a cooperação em áreas como energia, agricultura, inteligência artificial, economia digital, bem como desenvolvimento verde e de baixo carbono, e promover intercâmbios entre pessoas e compreensão mútua.
A China, disse Li, também está disposta a oferecer maior facilitação de vistos aos países da ASEAN e do GCC.
Olhando globalmente, os três lados devem fortalecer a comunicação e a coordenação sob a ONU e outras estruturas multilaterais, salvaguardar os interesses comuns dos países em desenvolvimento, opor-se resolutamente ao hegemonismo e à política de poder e pressionar por um mundo mais justo e governança global mais equitativa, disse Li.
Os líderes da ASEAN e do CCG presentes na cúpula elogiaram o importante papel que a cooperação trilateral mais forte desempenha no avanço de seus respectivos desenvolvimentos e na promoção da paz e prosperidade regionais.
Eles disseram que a cúpula abriu um novo capítulo para os três lados enfrentarem conjuntamente os desafios e buscarem o desenvolvimento.
Os líderes se comprometeram a aprofundar ainda mais a cooperação do Cinturão e Rota, aumentar a cooperação em áreas como conectividade, economia e comércio, cadeias industriais e de suprimentos, agricultura, energia, finanças e economia digital.
Eles também se comprometeram a fortalecer o aprendizado mútuo entre as civilizações, realizar uma cooperação multilateral mais estreita e promover a integração trilateral para um desenvolvimento forte, inclusivo e sustentável, contribuindo para a construção de uma comunidade com um futuro compartilhado.
A reunião adotou a declaração conjunta da Cúpula ASEAN-China-GCC.
(251027) -- JINAN, Oct. 27, 2025 (Xinhua) -- A drone photo taken on Oct. 21, 2025 shows oriental white storks and Eurasian spoonbills at Yellow River Estuary in Dongying, east China's Shandong Province. In recent years, Shandong Province has launched initiatives to build beautiful bays through nearshore pollution control, marine ecosystem protection, and coastal environment improvement. The overall quality of the marine ecology here has continued to improve, and six bays across the province have been recognized as outstanding examples of "beautiful bays" by the Ministry of Ecology and Environment. (Photo by Zhou Guangxue/Xinhua)
(220101) -- BEIJING, Jan. 1, 2022 (Xinhua) -- Photo released on Jan. 1, 2022 by the China National Space Administration (CNSA) shows the group photo of the orbiter and Mars. China released on the first day of 2022 a group of new Mars images taken by the Tianwen-1 probe. These new images showed diverse working conditions of the probe's orbiter and rover, as well as the Mars surface topography obtained by them, said the China National Space Administration. The images include the group photo of the orbiter and Mars, closeup of the orbiter, ice sheet on Mars' north pole area, surface landscape taken by the rover Zhurong. China's Tianwen-1 mission, consisting of an orbiter, a lander and a rover, was launched on July 23, 2020. (CNSA/Handout via Xinhua)