Primeiro-ministro chinês pede atmosfera social que estimule inovação e criatividade

Medicamentos contra câncer se tornam mais acessíveis para uso clínico na China
Chanceler chinês conversa com homólogos tadjique, uzbeque e quirguiz

Primeiro-ministro chinês pede atmosfera social que estimule inovação e criatividade

Oprimeiro-ministro chinês Li Keqiang, também membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, preside um simpósio sobre o sistema de subsídio especial do governo em Beijing, capital da China, em 11 de maio de 2021. (Xinhua/Shen Hong)

Beijing, 12 mai (China) — O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, pediu nesta terça-feira esforços incessantes para promover uma atmosfera social que respeite a ciência, o conhecimento e o talento e estimule a inovação e a criatividade.

Li, também membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC), fez os comentários ao presidir um simpósio sobre o sistema de subsídio governamental especial.

O vice-premiê Han Zheng, também membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCC, participou do simpósio.

Vários representantes dos recebedores do apoio falaram no encontro, apresentando sugestões de melhorias no sistema de subsídios, suporte a jovens talentos e outros assuntos.

Os subsídios especiais do governo da China são concedidos como recompensas e títulos honoríficos a talentos excepcionais que são considerados altamente profissionais ou qualificados em suas áreas de trabalho especializadas, como estudo científico, tratamento médico, educação e operação técnica.

Elogiando as conquistas do sistema de subsídio governamental especial nas últimas três décadas desde sua criação, Li pediu mais esforços para melhorar os mecanismos de incentivo ao talento para reunir sabedoria e força para o desenvolvimento e modernização de alta qualidade da China.

Mais ênfase deve ser colocada no treinamento dos fundamentos no cultivo de talentos, disse Li, pedindo mais apoio para pesquisas básicas que podem não trazer fama e pesquisas que exigem um compromisso de longo prazo.

Li pediu esforços para promover o espírito da ciência, habilidade e profissionalismo.

Ele também pediu mais intercâmbios e cooperação internacionais para impulsionar a inovação e a criatividade.

Li enfatizou ainda mais um ambiente favorável para os talentos crescerem e desempenharem seus papéis e disse que várias reformas devem ser aprofundadas para remover as restrições.

Mais jovens pesquisadores de destaque devem ser encorajados a desempenharem papéis de liderança em grandes projetos de pesquisa científica, disse ele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *