Política da China para o Mar do Sul da China permanece inalterada, diz porta-voz

Cidade Proibida está recebendo mais visitantes
Experiência visa transportar-nos para dentro da vida cartusiana

Política da China para o Mar do Sul da China permanece inalterada, diz porta-voz

Xinhua/Guo Cheng

Beijing (Xinhua) – A China sempre implementou rigorosamente as leis internacionais, incluindo a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (UNCLOS), e nunca ampliou suas reivindicações de soberania, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Wang Wenbin, nesta terça-feira.

Wang fez as observações em uma coletiva de imprensa em resposta à difamação do secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, sobre a questão do Mar do Sul da China.

A política do país para o Mar do Sul da China permanece inalterada e tem sido consistente e estável, disse Wang, acrescentando que a China sempre insistiu em resolver as disputas territoriais e de direitos marítimos com os países vizinhos através de negociações de acordo com o direito internacional e fatos históricos.

“Sempre cumprimos a Declaração sobre a Conduta das Partes no Mar do Sul da China e estamos dispostos a trabalhar com os países da ASEAN para promover consultas sobre o Código de Conduta para chegar a um código de conduta comum para a China e os países da ASEAN o mais cedo possível”, disse o porta-voz.

Os Estados Unidos não são uma parte envolvida com a questão do Mar do Sul da China, nem uma parte da UNCLOS, disse Wang, observando que o país norte-americano violou flagrantemente seu compromisso de não manter uma posição sobre a questão da soberania do Mar do Sul da China, e deliberadamente gerou uma disputa entre a China e os países da ASEAN.

Os países regionais e todas as pessoas que amam a paz não permitirão que alguns políticos dos EUA sujem de lama as águas no Mar do Sul da China, acrescentou Wang.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *