
Genebra, 5 mai (China) — A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Alemanha anunciaram conjuntamente na quarta-feira o estabelecimento de um novo centro global baseado em Berlim para inteligência pandêmica e epidêmica, dados, vigilância e inovação analítica.
“O novo centro da OMS será uma plataforma global para a prevenção de pandemias, reunindo várias instituições governamentais, acadêmicas e do setor privado”, disse a chanceler alemã, Angela Merkel, em uma coletiva de imprensa on-line conjunta.
Como parte do Programa de Emergências de Saúde da OMS, o centro será uma nova colaboração de países e parceiros em todo o mundo, impulsionando inovações para aumentar a disponibilidade e vinculação de diversos dados, desenvolver ferramentas e modelos preditivos para análise de risco e monitorar medidas de controle de doenças, aceitação pela comunidade e informações sobre epidemias, de acordo com a OMS.
O centro apoiará o trabalho de especialistas em saúde pública e formuladores de políticas em todos os países, para que possam tomar decisões rápidas para prevenir e responder futuras emergências de saúde pública.
Também é esperado que impulsione um aumento da inovação para as capacidades existentes de previsão e alerta precoce na OMS e nos estados-membros.
“Uma das lições do COVID-19 é que o mundo precisa de um salto significativo na análise de dados para ajudar os líderes a tomarem decisões informadas de saúde pública”, disse o diretor-geral da OMS, dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus.
“Isso requer o aproveitamento do potencial de tecnologias avançadas, como inteligência artificial, combinação de diversas fontes de dados e colaboração em várias disciplinas. Melhores dados e análises levarão a melhores decisões”, disse ele.
(251027) -- JINAN, Oct. 27, 2025 (Xinhua) -- A drone photo taken on Oct. 21, 2025 shows oriental white storks and Eurasian spoonbills at Yellow River Estuary in Dongying, east China's Shandong Province. In recent years, Shandong Province has launched initiatives to build beautiful bays through nearshore pollution control, marine ecosystem protection, and coastal environment improvement. The overall quality of the marine ecology here has continued to improve, and six bays across the province have been recognized as outstanding examples of "beautiful bays" by the Ministry of Ecology and Environment. (Photo by Zhou Guangxue/Xinhua)