Revisão por pares, uma resposta de excelência às demandas do mercado
Dois medicamentos chineses anti-COVID-19 entram em fase de teste humano

O turismo arqueológico no Vale do Catimbau- PE

????????????????????????????????????

No interior de Pernambuco está localizado o Parque Nacional Vale do Catimbau, que é um local perfeito para quem ama descobrir novos lugares e o turismo. O lugar ainda pouco explorado é perfeito para grandes aventuras e está cercado por belas paisagens que são verdadeiras obras da natureza. Esse destino está localizado no município de Buíque, a 300 km de Recife, e é considerado um dos maiores parques arqueológicos de todo o Brasil. Com 2000 cavernas, trilhas e áreas de preservação, o local fica entre o Sertão e o Agreste de Pernambuco. É possível ir tanto de excursão quanto por conta própria, seguindo pela BR-232. Em toda a extensão do geoparque se encontram vários sítios arqueológicos com pinturas rupestres, formando junto com os atributos geológicos/geomorfológicos, um conjunto de atrações para a prática do geoturismo, que já existe de forma incipiente na região. Neste contexto, foi feito um levantamento e cadastramento de 25 sítios de interesse geológico/geomorfológico, sendo 9 geossítios e 16 sítios da geodiversidade, com base em mapas geológico e geomorfológico na escala de 1:250.000 e detalhamento em trabalho de campo pelo Serviço Geológico do Brasil. A geóloga pela Universidade Federal de Pernambuco, Araly lima, em suas visitas de excursão ao vale do Catimbau, explica um pouco sobre a composição das rochas “elas são constituídas por arenitos arenitos da Formação Tacaratu, tendo a coloração avermelhada que indica a presença de ferro nas rochas que são bem típicos da região.” As atividades desenvolvidas são, em geral, praticadas durante o dia, dentre as quais se destacam: a caminhada, a observação da paisagem/ flora e a fotografia amadora, além de visitas com caráter pedagógico de escolas de cidades próximas e da capital, bem como de universidades.

O vale do Catimbau é cheio de atrações e principalmente para quem ama cachoeiras, trilhas e restaurantes com comidas no precinho. Listamos aqui algumas sugestões de passeios que podem ser feitos por lá. Sugestões de passeios:

1. Trilha do Chapadão A Trilha do Chapadão possui esse nome por causa da visão privilegiada durante a caminhada. Nela, é possível ver formações areníticas, vegetações da região e outras paisagens lindas. Aliás, do alto também é possível avistar os cânions e o Brejo de São José. Por fim, na trilha, o visitante ainda irá se deparar com uma formação rochosa parecida com um animal de boca aberta, chamada de Boca de Leão.

2. Trilha da Pedra da Igrejinha Um dos principais passeios no Vale do Catimbau é a trilha que nos leva à Pedra da Igrejinha. Ela é considerada leve e dura cerca de 20 minutos. Ao final, é possível ver uma formação rochosa com um buraco no meio, que nos dá a impressão de estar chegando a uma igreja. O local costuma ser bastante visitado, sobretudo no final do dia, quando raios solares deixam as pedras alaranjadas.

3. Pedra do Cachorro Outra atração incrível no Vale do Catimbau é a Pedra do Cachorro. Ela possui 480 metros e é uma das mais importantes da região do Nordeste, sobretudo para quem faz escalada. No local, é possível encontrar também inscrições rupestres, sítios arqueológicos e outros pontos turísticos, como a Torre de Pedra e as cachoeiras da Arara e Sobradinho.

4. Cachoeira do Pinga A Cachoeira do Pinga é uma das várias que existem na região do Vale do Catimbau. Ela também é chamada de “Oásis do Sertão” e possui 80 metros, sendo uma das mais altas de todo o Nordeste. Considerada um ponto turístico imperdível, o visitante encontrará no trajeto uma estrada de pedra, então é fundamental ir com um guia.

E não para por aí! O vale do Catimbau é rico em cultura, arqueologia e muita história. Além disso, o local ainda possui flora e fauna bastante diversas e formações rochosas incríveis. Anota aí o que você precisa saber antes de ir Primeiramente, é importante que você vá até a Associação de Guias de Turismo do Catimbau e contrate um guia para conhecer o parque por completo. Lá, você terá todas as informações necessárias sobre o local. Levar lanches, água, protetor solar, roupas confortáveis permitirá a rota do passeio ainda melhor. Ah, e você também terá muitas opções de descanso após a trilha e poderá optar por pousadas mais simples ou as mais luxuosas. Você poderá ter a opção daquilo que cabe no seu orçamento. Por isso, planeje-se! O planejamento tornará a viagem ainda mais inesquecível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *