

Shanghai – A rota marítima “Chancay-Shanghai”, durante os três primeiros trimestres deste ano, lidou com 154 mil toneladas de carga de importação e exportação avaliada em 3,97 bilhões de yuans (US$ 559,37 milhões), resultando em um aumento anual de 56,9% do comércio de Shanghai com o Peru. Este volume representa 13,42 bilhões de yuans, de acordo com a alfândega de Shanghai nesta segunda-feira.
Em comparação com o primeiro semestre de 2025, quando a rota transportou 78 mil toneladas de mercadorias no valor de 1,72 bilhão de yuans, os números mais recentes apontam para um crescimento acelerado, consolidando a rota como uma “nova ponte” entre o comércio China – Peru.
Recentemente, a primeira remessa de itens para a próxima 8ª Exposição Internacional de Importação da China chegou ao porto de Yangshan, em Shanghai, tendo sido transportada do porto de Chancay, no Peru. A remessa consiste em 764 itens, incluindo bonecas de alpaca e artesanato em cerâmica. Notavelmente, isso marca a primeira vez que mercadorias da exposição são transportadas por essa rota marítima desde o lançamento do novo corredor terra-mar através do Pacífico, que conecta a América Latina à Ásia, no final de 2024.
O Porto de Chancay, um centro de águas profundas e o primeiro porto inteligente e verde da América do Sul, é um projeto emblemático de cooperação do Cinturão e Rota entre a China e o Peru, que encurtou a viagem marítima entre os dois países de mais de um mês para cerca de 23 dias, enquanto reduziu os custos de transporte em pelo menos 20%.
(230302) -- PARIS, March 2, 2023 (Xinhua) -- A limited edition of ZIMOMO designed for the country of France is seen at the official store of Pop Mart in Paris, France, March 1, 2023. Chinese toy seller Pop Mart opened on Sunday its first official store of Europe at Forum des Halles in Paris. (Xinhua/Gao Jing)