

Beijing, 9 mar (China) — A história tem provado que os separatistas que tentaram separar a China nunca tiveram um bom final, disse no domingo Wu Qian, porta-voz da delegação do Exército da Libertação Popular da China e da polícia armada na quarta sessão da 13ª Assembleia Popular Nacional, a legislatura nacional chinesa.
Taiwan é parte inseparável da China e a questão de Taiwan é um assunto interno do país, alertou ele.
“Mostraremos a maior sinceridade e faremos o nosso máximo para promover a reunificação pacífica da China”, disse Wu. “Mas nunca toleraremos qualquer força separatista da ‘independência de Taiwan’ tentando separar a China.”
“Nunca renunciaremos o uso da força, e reservaremos a opção de tomar todas as medidas necessárias”, destacou ele. “Isso é para defender contra a interferência externa e um pequeno número de separatistas e suas atividades separatistas pela ‘independência de Taiwan’. Não tem como alvo, de jeito nenhum, nossos compatriotas em Taiwan.”
Ao destacar a situação complicada e desafiante nas relações através do Estreito de Taiwan, Wu advertiu contra a tentativa da autoridade do Partido Democrata Progressista de tomar emprestado poder de forças estrangeiras e buscar a “independência de Taiwan” por meios militares.
Essas ações prejudicam severamente os interesses comuns dos compatriotas nos dois lados do Estreito de Taiwan, além da paz e estabilidade através do Estreito. É muito perigoso e não tem futuro, avisou ele.
Salvaguardar a soberania e integridade territorial da China é o dever sagrado do Exército da Libertação Popular, lembrou Wu. “Temos sempre a capacidade para exercer o dever, e nossa determinação é sólida como pedra.”
(230302) -- PARIS, March 2, 2023 (Xinhua) -- A limited edition of ZIMOMO designed for the country of France is seen at the official store of Pop Mart in Paris, France, March 1, 2023. Chinese toy seller Pop Mart opened on Sunday its first official store of Europe at Forum des Halles in Paris. (Xinhua/Gao Jing)