
As pessoas leem em uma biblioteca no Bairro Cultural e Criativo de Beicang, em Chongqing, sudoeste da China, em 22 de abril de 2021. (Xinhua/Liu Chan)
Beijing, 2 mai (China) — A indústria cultural chinesa relatou uma recuperação constante no primeiro trimestre, já que a epidemia da COVID-19 foi em grande parte controlada e a economia do país foi gradualmente ganhando força, mostraram dados oficiais.
As receitas operacionais combinadas das principais empresas do setor somaram 2,55 trilhões de yuans (US$ 394,27 bilhões) no primeiro trimestre, um aumento anual de 40,4%, de acordo com o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE).
A cifra marcou uma alta de 20,9% ante o nível de 2019, colocando o crescimento médio do primeiro trimestre para 2020 e 2021 em 10%, segundo o DNE.
“A indústria cultural da China e seus setores relacionados têm se recuperado basicamente ao nível pré-epidêmico”, afirmou Zhang Peng, estatístico sênior do DNE.
Entre os sub-setores da indústria cultural, as receitas de serviços de design criativo e produção de consumo cultural registraram um crescimento de dois dígitos no primeiro trimestre, 45% e 46,2%, respectivamente, em relação a um ano atrás, de acordo com o DNE.
(230302) -- PARIS, March 2, 2023 (Xinhua) -- A limited edition of ZIMOMO designed for the country of France is seen at the official store of Pop Mart in Paris, France, March 1, 2023. Chinese toy seller Pop Mart opened on Sunday its first official store of Europe at Forum des Halles in Paris. (Xinhua/Gao Jing)