(Multimídia) China pronta para oferecer apoio e assistência à Índia para combater COVID-19

Vice-premiê chinesa destaca produção e fornecimento de vacinas contra COVID-19
Guerra fria entre EUA e China não é inevitável, diz estudioso indiano

(Multimídia) China pronta para oferecer apoio e assistência à Índia para combater COVID-19

As pessoas esperam na fila para encher cilindros de oxigênio médico vazios para pacientes de COVID-19 em frente a uma loja em Nova Déli, Índia, em 26 de abril de 2021. (Xinhua/Partha Sarkar)

Beijing, 1º mai (China) — A China está pronta para dar o máximo apoio e assistência dentro de sua capacidade para ajudar a Índia a combater a pandemia da COVID-19, disse o conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, nesta sexta-feira.

Em uma conversa por telefone com o ministro das Relações Exteriores indiano, Subrahmanyam Jaishankar, Wang disse que a China está muito preocupada com a nova onda de infecções de COVID-19 na Índia, e o presidente chinês, Xi Jinping, enviou uma mensagem de solidariedade ao primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.

A China, como vizinha próxima e parceira, entende completamente os desafios enfrentados pela Índia, disse ele, acrescentando que a Sociedade da Cruz Vermelha da China, governos locais, organizações de amizade não governamentais e empresas estão prestando assistência ao lado indiano.

A China espera e acredita que o governo e o povo indianos conseguirão uma vitória contra o coronavírus, afirmou.

Para apoiar ainda mais a luta da Índia contra a pandemia, Wang assinalou que a China está disposta a tomar as seguintes medidas em resposta às necessidades da Índia:

Em primeiro lugar, a China continuará a encorajar e apoiar as empresas chinesas a acelerar a produção e fornecer à Índia suprimentos médicos.

Em segundo lugar, o lado chinês facilitará o desembaraço aduaneiro e o transporte de materiais antivírus comprados pelo lado indiano.

Em terceiro lugar, especialistas em saúde e doenças infecciosas dos dois países se organizarão para compartilhar experiências e medidas eficazes na superação da epidemia através de videoconferências.

Jaishankar, em nome do governo e do povo indianos, expressou gratidão pela mensagem de solidariedade de Xi a Modi, e pela boa vontade e solidariedade da China, bem como seu forte apoio à compra de suprimentos antivírus pela Índia.

Como a pandemia da COVID-19 é um desafio global, enfrentá-la requer esforços conjuntos de todas as partes envolvidas, disse ele, acrescentando que as medidas de cooperação propostas pela China são muito importantes e que a Índia está pronta para fortalecer ainda mais a cooperação com a China no combate à pandemia.

Os dois lados também trocaram opiniões sobre as relações bilaterais e a cooperação global.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *