

O projeto da jornalista gaúcha Janaína Camara da Silveira Radar China ganha agora um canal no YouTube (www.youtube.com/c/radarchina) e já estreia com participações de luxo.
Na quinta-feira, dia 2 de julho, às 19h, uma live imperdível discute a nova arquitetura financeira internacional com o presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BMDG), Sergio Suchodolski, em que serão discutidos temas relativos à participação brasileira no Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) e no Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (AIIB). Assunto relevante e que pode significar acesso por parte do Brasil a uma diversificação de fontes de financiamento a projetos por aqui.
Na sextas-feira, às 16h, será a hora de debater as perspectivas de investimento chinês no Brasil para 2020 com o coordenador de Análise e Pesquisa do Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC), Tulio Cariello, e o pesquisador associado da Universidade de Shanghai, Santiago Bustelo, que também integrou o CEBC, onde conduziu pesquisas sobre investimentos chineses no Brasil. O Conselho acompanha o tema desde 2007.
A primeira live do canal também está imperdível. O historiador Vinícius Wu e o professor de Direito Evandro Menezes de Carvalho, que desde 2012 pesquisa a China e coordena o Núcleo de Estudos Brasil-China da FGV Direito Rio, debateram sob mediação de Janaína a Sinofobia como estratégia política da extrema-direita (https://m.youtube.com/watch?v=zmVsvbm6yDg&t=32s).
Janaína Camara da Silveira viveu na China, em Beijing, de 2007 a 2013 e desde então dedica sua carreira à análise das relações sino-brasileiras. Atualmente, é também correspondente da agência de notícias Xinhua no Brasil. Em 2018, concluiu mestrado em Economia na Unisinos, onde também é formada em Jornalismo.
Acompanhe também o Radar China no Twitter: @radarchina
(230302) -- PARIS, March 2, 2023 (Xinhua) -- A limited edition of ZIMOMO designed for the country of France is seen at the official store of Pop Mart in Paris, France, March 1, 2023. Chinese toy seller Pop Mart opened on Sunday its first official store of Europe at Forum des Halles in Paris. (Xinhua/Gao Jing)