Beijing, 1º mai (China) — O Ministério das Relações Exteriores da China anunciou na sexta-feira que o recente lançamento do mecanismo Grupo de Amigos sobre a Segurança dos Pacificadores da Organização das Nações Unidas (ONU) visa melhorar o desenvolvimento da capacidade e promover ainda mais a segurança das forças de paz.
O mecanismo é o primeiro do tipo a ser co-iniciado e co-presidido pela China.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Wang Wenbin, disse em uma coletiva de imprensa diária que as operações de manutenção da paz da ONU são uma ferramenta importante para manter a paz e a segurança internacionais e que as forças de paz são ativos valiosos para a paz internacional.
Nos últimos 70 anos, mais de 3 mil pacificadores de mais de 120 países perderam suas vidas, lembrou Wang. É triste ver que, até agora este ano, 49 pacificadores sacrificaram suas vidas pela causa da manutenção da paz, acrescentou.
Observando que a China é o segundo maior contribuinte para o orçamento de manutenção da paz da ONU e um dos principais contribuintes das tropas para missões de paz, Wang disse que a China tem priorizado a segurança dos pacificadores.
A China iniciou conjuntamente o Grupo de Amigos com 49 países e organizações regionais, incluindo membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, grandes países e principais contribuintes de tropas, polícia e financiamento para operações de manutenção da paz, segundo o porta-voz.
“Isso visa fornecer uma plataforma para melhorar as trocas de informações, a coordenação de políticas e o desenvolvimento de capacidades, melhorar ainda mais a segurança dos pacificadores e garantir um progresso substantivo na agenda de segurança deles”, acrescentou.
“O grupo está aberto a todos e os demais Estados-membros são livres para entrar em contato conosco se quiserem aderir ao mecanismo”, disse Wang. “Vamos fazer esforços conjuntos e persistentes para proteger os pacificadores.”
Como este ano marca o 50º aniversário da restauração dos direitos legítimos da China na ONU, Wang disse que a China está pronta para defender firmemente o multilateralismo e aprofundar a cooperação com a entidade, e contribuir mais para a paz e a segurança internacionais.
(251027) -- JINAN, Oct. 27, 2025 (Xinhua) -- A drone photo taken on Oct. 21, 2025 shows oriental white storks and Eurasian spoonbills at Yellow River Estuary in Dongying, east China's Shandong Province. In recent years, Shandong Province has launched initiatives to build beautiful bays through nearshore pollution control, marine ecosystem protection, and coastal environment improvement. The overall quality of the marine ecology here has continued to improve, and six bays across the province have been recognized as outstanding examples of "beautiful bays" by the Ministry of Ecology and Environment. (Photo by Zhou Guangxue/Xinhua)