

Beijing – O índice de preços ao consumidor (IPC) da China, um dos principais indicadores da inflação, caiu 0,1% ano a ano em março, informou o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE) na quinta-feira.
Este número representa uma melhoria em comparação com o declínio de 0,7% registrado em fevereiro. O DNE atribuiu a melhoria ao impacto das políticas destinadas a impulsionar o consumo, que estão começando a surtir efeito.
A estatística do DNE, Dong Lijuan, destacou que o núcleo do IPC, que exclui os preços dos alimentos e da energia, subiu 0,5% em termos anuais em março, uma recuperação significativa em relação à queda de 0,1% em fevereiro.
Os preços nas áreas urbanas e rurais diminuíram 0,1% e 0,3% ano a ano, respectivamente, mostraram os dados do DNE.
Os preços de alimentos caíram 1,4% ano a ano, principalmente devido a uma ampla oferta de alimentos. Os preços não alimentares tiveram um aumento modesto anual de 0,2%.
Os preços dos bens de consumo caíram 0,4% ano a ano e os preços dos serviços subiram anualmente 0,3% no mês passado, mostraram os dados.
De janeiro a março, em média, os preços ao consumidor da China caíram 0,1% em relação ao mesmo período do ano passado.
Em uma base mensal, o IPC caiu 0,4% em março, mostraram os dados.
(251027) -- JINAN, Oct. 27, 2025 (Xinhua) -- A drone photo taken on Oct. 21, 2025 shows oriental white storks and Eurasian spoonbills at Yellow River Estuary in Dongying, east China's Shandong Province. In recent years, Shandong Province has launched initiatives to build beautiful bays through nearshore pollution control, marine ecosystem protection, and coastal environment improvement. The overall quality of the marine ecology here has continued to improve, and six bays across the province have been recognized as outstanding examples of "beautiful bays" by the Ministry of Ecology and Environment. (Photo by Zhou Guangxue/Xinhua)