

Guiyang – O Radiotelescópio Esférico de Abertura de Quinhentos Metros (FAST, na sigla em inglês) da China, o maior radiotelescópio de antena parabólica única do mundo, identificou mais de 800 novos pulsares desde seu lançamento em 2016, informou seu operador nesta terça-feira.
O número de novos pulsares descobertos pelo FAST é mais de três vezes o total de pulsares descobertos por telescópios estrangeiros durante o mesmo período, revelou Jiang Peng, engenheiro-chefe do FAST.
Os pulsares, ou estrelas de nêutrons de giro rápido, originam-se dos núcleos implodidos de estrelas massivas que estão morrendo por meio de explosões de supernovas.
A observação de pulsares é uma tarefa importante para o FAST, o que pode ser usado para confirmar a existência de radiação gravitacional e buracos negros, além de ajudar a encontrar respostas para muitas outras questões importantes da física.
Nos últimos anos, o FAST obteve um sucesso notável no estudo de rajadas rápidas de rádio, hidrogênio neutro e pulsares, expandindo muito o escopo da exploração humana do universo.
Este ano, o telescópio identificou um pulsar binário com um período orbital de 53 minutos, o período mais curto conhecido para um sistema binário de pulsar, e encontrou evidências importantes para a existência de ondas gravitacionais de nanohertz, entre outras realizações importantes.
Chamado de “China Sky Eye”, o telescópio está localizado em uma depressão cárstica naturalmente profunda e redonda na Província de Guizhou, no sudoeste do país. Ele tem uma área de recepção equivalente a 30 campos de futebol.
(230302) -- PARIS, March 2, 2023 (Xinhua) -- A limited edition of ZIMOMO designed for the country of France is seen at the official store of Pop Mart in Paris, France, March 1, 2023. Chinese toy seller Pop Mart opened on Sunday its first official store of Europe at Forum des Halles in Paris. (Xinhua/Gao Jing)