Dunhuang da China dá vida à arquitetura retratada em murais com tecnologia 3D

Presidente sanciona projeto que modifica regras do Pronampe
China continua a aumentar pagamentos de básica pensão de aposentadoria

Dunhuang da China dá vida à arquitetura retratada em murais com tecnologia 3D

Foto aérea tirada em 19 de abril de 2022 mostra as Grutas de Mogao em Dunhuang, Província de Gansu, noroeste da China. (Xinhua/Du Zheyu)

Lanzhou, 27 mai – Uma exposição com modelos da arquitetura pintada nos murais das Grutas de Mogao foi inaugurada na cidade de Dunhuang, Província de Gansu, noroeste da China.

Um total de 419 itens, incluindo modelos de cavernas feitos de papel, modelos arquitetônicos impressos em 3D e representações digitais dos murais nas Grutas de Mogao, estão em exibição após sete anos de planejamento, de acordo com a Academia Dunhuang.

A academia transformou os pavilhões, terraços e torres retratados em 26 murais em modelos arquitetônicos, disse Fu Hualin, pesquisador do centro. Esta é a primeira vez que a academia dá vida à arquitetura retratada nos murais em grande escala.

A maior exposição é um complexo de templos budistas da Dinastia Tang (618-907). Com um diâmetro de 4 metros, o modelo levou um ano para os pesquisadores construírem.

“Esses modelos não são apenas semelhantes à arquitetura dos murais, mas também têm boa estabilidade”, disse Fu.

Pesquisadores da Academia começaram a estudar a arquitetura retratada nos murais na década de 1940, dando apoio acadêmico para a exposição, segundo Fu.

A entrada para a exposição permanente será gratuita ao público, disse a academia.

As Grutas de Mogao são patrimônio mundial da UNESCO e abrigam uma vasta coleção de obras de arte budistas — mais de 2 mil esculturas coloridas e 45 mil metros quadrados de murais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *