Desenvolvimento de alta qualidade e abertura da China beneficiam o mundo, diz chanceler chinês

Grande Área da Baía Guangdong-Hong Kong-Macau bate recorde de trens de carga China-Europa
Xi destaca maior promoção de governança plena e rigorosa do Partido

Desenvolvimento de alta qualidade e abertura da China beneficiam o mundo, diz chanceler chinês

Foto aérea tirada em 13 de novembro de 2020 mostra uma entrada da sub-área da zona-piloto de livro comércio de Heilongjiang em Harbin, Província de Heilongjiang, no nordeste da China. (Xinhua/Zhang Tao)

Beijing, 18 jan – O desenvolvimento de alta qualidade da China e sua maior abertura trarão grandes benefícios para a recuperação econômica global, disse o conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, nesta segunda-feira.

Wang fez os comentários a repórteres após o discurso do presidente chinês, Xi Jinping, na sessão virtual 2022 do Fórum Econômico Mundial no início do dia.

Observando que o mundo entrou em uma nova era de turbulências e mudanças, demonstradas pelo ímpeto instável da recuperação econômica global e um aumento acentuado da incerteza, Wang disse que todas as partes compartilham aspirações comuns para promover a recuperação pós-pandemia, e ao mesmo tempo enfrentam múltiplos novos desafios.

Referindo-se à declaração de Xi de que, “Forte confiança e cooperação representam a única maneira certa de derrotar a pandemia”, Wang apontou que a China sempre desempenhou um papel de liderança na cooperação internacional na resposta à COVID-19 e na promoção da distribuição justa das vacinas.

Diante das crises entrelaçadas e do constante surgimento de novas vulnerabilidades, cinturões de pobreza e fontes de turbulência, Wang disse que um sistema de governança global mais justo, imparcial e racional servirá como uma poderosa garantia para uma recuperação global estável.

Wang disse que uma recuperação econômica em um ou vários países não representa uma verdadeira recuperação global, e todas as economias em um mundo globalizado são interdependentes e seus interesses são integrados.

Em seu discurso, Xi instou as principais economias a “aumentar a transparência das políticas e o compartilhamento de informações”, e pediu aos principais países desenvolvidos que “gerenciem as repercussões das políticas e evitem impactos severos nos países em desenvolvimento”. Wang disse que, com essas palavras, o líder chinês apontou a direção certa para as reformas na governança global.

Observando que os países em desenvolvimento foram severamente afetados pela pandemia da COVID-19 e que a disparidade entre o Norte e o Sul está se alargando, Wang disse que o discurso de Xi mostra o senso de responsabilidade da China como um país importante e demonstra ao mundo que a China sempre foi uma contribuinte leal para o esforço global de desenvolvimento.

Sobre o desenvolvimento pacífico e a cooperação ganha-ganha, Wang disse que o discurso de Xi expressou a aspiração comum da maioria dos países em se opor à “nova Guerra Fria” e à divisão do mundo. Isto, mais uma vez, demonstra que a China está do lado certo da história e do lado da imparcialidade e justiça internacionais, acrescentou Wang.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *