Projeto de lei chinesa prevê maior proteção de informações pessoais
(Multimídia) Progresso ecológico é área-chave para cooperação do Cinturão e Rota, diz Xi

Cinemas e teatros para conhecer no Recife

Teatro Santa Isabel - Foto: Reprodução

Por: Julyana Araújo 

Devido à pandemia provocada pela covid-19, a indústria audiovisual foi diretamente afetada, uma vez que muitas produções como filmes, séries, novelas e apresentações teatrais deixaram de ser produzidas, a fim de evitar o contágio do novo coronavírus, conforme as recomendações do Ministério da Saúde. De acordo com a pesquisa da Hibou, empresa de Monitoramento de Mercado e Consumo, quase 70% da população só voltará a cinemas e teatros após tomar a vacina. Pensando nisso, separamos uma lista, abaixo, desses lugares para conhecer no Recife, após este período pandêmico.

  • Teatro Santa Isabel

Inaugurado em 1850, o Teatro Santa Isabel é um dos ícones da cultura pernambucana. Atualmente, é um dos teatros monumentos do Brasil, sendo reconhecido como patrimônio histórico-artístico nacional. É um raro exemplo de genuína arquitetura neoclássica da primeira metade do século XIX brasileiro. Foi nomeado em homenagem à Princesa Isabel. Sua história é repleta de óperas, dramas, concertos, comédias, torneios de oratórias, solenidades cívicas e políticas, bailes, festas e jantares. O Santa Isabel foi, durante muito tempo, o palco do Recife, em todos os aspectos: políticos, sociais e culturais.

Endereço: Praça da República, 233 – Santo Antônio, Recife – PE

Informações: (81) 3355-3323

  • Cinema São Luiz

Inaugurado em 1952, o São Luiz tornou-se um dos mais emblemáticos cinemas do Recife, prezando pela arte de concepção clássica, com exibição em cineteatro. Em 2008, o prédio foi tombado como monumento histórico através do Governo do Estado, por meio da Fundarpe.  Sendo um cinema de rua, seu estilo arquitetônico faz referências à Art déco. O piso é de mármore branco, as paredes têm revestimento em jatobá e as luminárias são em bronze. À época de sua construção comportava mil trezentos e quarenta pessoas. Depois da reforma, por conta de acessibilidade, passou a suportar uma lotação de oitocentas pessoas.

Endereço: R. da Aurora, 175 – Boa Vista, Recife – PE

Informações: (81) 3184-3157

  • Teatro Arraial Ariano Suassuna

Inaugurado em 1997, o teatro é em homenagem a um dos maiores defensores da cultura popular nordestina, autor de clássicos da literatura brasileira como O Auto da Compadecida e o Romance d’A Pedra do Reino. Destina-se à exibição de espetáculos teatrais e musicais, apresentações de circo e de dança, e outros eventos culturais. Com capacidade para 94 lugares, ar-condicionado central e dois camarins, além de palco com 9,4 metros de largura e 7 metros de profundidade, o teatro posiciona-se no cenário cultural da cidade do Recife, como um importante espaço de ensaios, fomento e divulgação de espetáculos. Além disso, recebe produções estaduais e nacionais, configurando-se como um equipamento estratégico para o desenvolvimento da produção cultural do Estado.

Endereço: R. da Aurora, 457 – Boa Vista, Recife – PE

Visitação: De terça a domingo, 9h às 12h e 14h às 17h

Informações: (81) 3184-3057

  • Cinema da Fundação

Há quase duas décadas, o Cinema da Fundação é um dos espaços favoritos para quem ama a arte cinematográfica. Considerado um dos mais bem equipados do Estado, dispõe de duas salas: a do Museu, em Casa Forte, e a do Derby. Oferece conforto e acessibilidade, com 166 poltronas no Museu e 160 no Derby, assentos para obesos, pessoas com mobilidade reduzida e espaço para cadeirantes. As salas possuem equipamentos de ponta de exibição cinematográfica, com tecnologia de projeção digital DCP (projetor Barco 4K 3D) e distribuição de som Dolby Digital 7.1. Com uma média de quatro sessões diárias, os cinemas funcionam de terça a domingo, exibindo filmes nacionais e internacionais por um preço diferenciado.

Cinema da Fundação/Derby

Endereço: R. Henrique Dias, 609 – Derby, Recife – PE

Cinema da Fundação/Museu

Endereço: Av. Dezessete de Agosto, 2187 – Casa Forte, Recife – PE

Informações: (81) 3073-6363

Turismo no Recife

O turismo foi um dos setores mais afetados pela pandemia provocada pela Covid-19. Em 2020, o setor chegou a acumular um prejuízo de R$ 6,5 bilhões no Estado, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens Serviços e Turismo (CNC). A secretária de Turismo e Lazer do Recife, Cacau de Paula, comentou a expectativa para o turismo deste ano: “O turismo vive de expectativa e a nossa para 2021 é positiva. Apesar de sabermos que a cautela é essencial, temos uma perspectiva muito boa quando observamos as campanhas de vacinação avançando na nossa cidade. Sabemos que o crescimento do turismo está ligado à evolução das campanhas de vacinação, que é prioridade da gestão da Prefeitura do Recife”, frisa a secretária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *