China refuta acusações dos EUA sobre exercícios militares do Mar do Sul da China

Ciganos buscam alternativa de renda durante pandemia de covid-19
AGU pede ao STF que União defina aplicação de recursos da Lava Jato

China refuta acusações dos EUA sobre exercícios militares do Mar do Sul da China

Xinhua/Bao Dandan

Beijing (Xinhua) – Um porta-voz militar chinês refutou nesta quinta-feira as acusações feitas pelo Departamento de Defesa dos EUA sobre os recentes exercícios realizados pelos militares chineses no Mar do Sul da China.

Ren Guoqiang, porta-voz do Ministério da Defesa Nacional chinês, disse que o lado dos EUA ignorou completamente os fatos e confundiu o certo e o errado na tentativa de criar uma disputa entre os países da região e lucrar com isso.

“Estamos muito insatisfeitos com isso e expressamos nossa oposição resoluta”, disse Ren ao responder à pergunta de um repórter.

Ren disse que o lado chinês anunciou os treinamentos, realizados nos mares das Ilhas Xisha, na China, em 27 de junho. Os exercícios militares faziam parte do plano de treinamento anual programado e não tinham como alvo nenhum país em particular.

Ren disse que a situação do Mar do Sul da China foi estabilizada e está melhorando graças aos esforços conjuntos da China e dos países da Associação das Nações do Sudeste Asiático.

Os Estados Unidos, no entanto, têm enviado um grande número de aviões e navios para o Mar do Sul da China para fazer provocações e mostrar seu poder militar, representando ameaças à paz e estabilidade regionais.

“Esperamos que os EUA possa refletir sobre seus comportamentos, parar com as provocações militares no Mar do Sul da China e com suas acusações infundadas contra o lado chinês”, disse Ren.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *