

Embaixador da China na República do Congo, Ma Fulin (esquerda), e a ministra dos Assuntos Sociais, Solidariedade e Ação Humanitária, Irene Marie Cecile Mboukou-Kimbatsa, participam da cerimônia de entrega de alimentos da China em Brazzaville, capital da República do Congo, no dia 17 de junho de 2023. O governo chinês ofereceu no sábado à República do Congo, por meio do Programa Alimentar Mundial (PAM), assistência alimentar para pessoas vulneráveis nas áreas urbanas do país. Foto: Guy-Gervais Kitina
Brazzaville — O governo chinês ofereceu no sábado à República do Congo, por meio do Programa Alimentar Mundial (PAM), assistência alimentar para pessoas vulneráveis nas áreas urbanas do país.
A cerimônia de entrega foi realizada no escritório do PAM no país com a participação do embaixador da China na República do Congo, Ma Fulin, e da ministra de Assuntos Sociais, Solidariedade e Ação Humanitária, Irene Marie Cecile Mboukou-Kimbatsa.
O PAM e os governos locais distribuirão doação de arroz para cerca de 170 mil pessoas nas cidades de Brazzaville e Pointe-Noire.
“Este projeto diz respeito à implementação de uma doação de alimentos para populações vulneráveis em áreas urbanas da República do Congo”, disse Ma na cerimônia.
“Esta ajuda permitiu prestar assistência alimentar e nutricional de emergência às famílias afetadas pelas cheias de 2019 e 2020”, disse a ministra congolesa. Ela pediu que outros parceiros ajudem o país a enfrentar os desafios, incluindo a luta contra a pobreza.
“O apoio, tanto técnico quanto financeiro, também é muito valioso para nós na implementação de projetos para fortalecer e desenvolver a ação humanitária”, disse Mamadou Mbaye, representante interino do PAM no Congo, destacando que a China é um dos maiores apoiadores desta organização da ONU.
(251105) -- ZHENGZHOU, Nov. 5, 2025 (Xinhua) -- This photo taken on Nov. 3, 2025 shows a new energy vehicle (NEV) assembly line of BYD, China's leading NEV manufacturer, at the plant of BYD in Zhengzhou, central China's Henan Province. As an important industrial base in central China, Henan Province has actively promoted the high-quality development of its manufacturing sector through scientific and technological innovation and industrial upgrading. (Xinhua/Li Jianan)