

Beijing, 1º mai (China) — O Ministério da Defesa Nacional da China criticou nesta sexta-feira o Japão por sua “medida extremamente equivocada e irresponsável de propagar a chamada ‘ameaça da China’”, afirmando que a China lamenta e se opõe a isso.
Em resposta à edição 2021 do livro azul diplomático divulgado pelo Japão nesta terça-feira, o porta-voz do Ministério da Defesa Nacional chinês, Wu Qian, expressou que o livro azul ataca e calunia maliciosamente a China e interfere grosseiramente nos assuntos internos chineses.
Referindo-se ao trecho sobre os gastos militares e a força militar da China, Wu afirmou que a China segue o caminho do desenvolvimento pacífico, busca uma política de defesa nacional defensiva e mantém abertura e transparência em relação a seus gastos e força militares.
Os gastos anuais da China com defesa permaneceram abaixo de 2% de seu PIB nos últimos 30 anos, inferiores aos dos principais países do mundo e abaixo da média mundial de 2,6%, informou Wu.
O porta-voz ressaltou que a posição da China sobre as questões marítimas é consistente e clara, e a Ilha Diaoyu e suas ilhas afiliadas são partes inalienáveis do território chinês.
Ele também advertiu o Japão contra a interferência na questão de Taiwan, que se insere nos assuntos internos da China.
Wu instou o Japão a ver a China e as forças armadas chinesas de forma objetiva e racional, e a fazer esforços construtivos para promover o desenvolvimento sólido e estável das relações bilaterais.
(230302) -- PARIS, March 2, 2023 (Xinhua) -- A limited edition of ZIMOMO designed for the country of France is seen at the official store of Pop Mart in Paris, France, March 1, 2023. Chinese toy seller Pop Mart opened on Sunday its first official store of Europe at Forum des Halles in Paris. (Xinhua/Gao Jing)